Luiz Gonzaga do Nascimento, carinhosamente chamado de "Gonzagão", nasceu no dia 13 de Dezembro de 1912 na fazenda Caiçara povoado do Araripe à 12 km da cidade do Exu no Estado do Pernambuco. Graças a ele o som da Sanfona, do Triângulo e do Zabumba foi ouvido pelo País inteiro. Baião, Xote e outros, tudo isso mistura-se e transforma-se em um só produto "o forró", tanto é que hoje mais do que nunca o forró é misturado a outros estilos musicais e vem conquistando cada vez mais o mercado fonográfico. Forró-Brega, forró universitário e até o forró eletrônico.
Luiz Gonzaga em vida recebeu o título de o Rei do Baião, mas se ele fosse vivo eu o daria também o título de o Rei do Forró.
O Nordeste, o Brasil e até outros Países devem e muito a esse Gigante da música que com a sua Sanfona, sua Voz, suas Letras e a sua Simplicidade conquistou o mundo.
Gonzagão era filho de Januário José dos Santos e de Ana Batista de Jesus. Casou-se com Odaléia Guedes dos Santos e essa união durou apenas 5 anos pois a mesma faleceu o deixando viúvo, dessa relação conjugal nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento Junior o "gonzaguinha" que mais tarde se tornaria grande nome da Música Popular Brasileira, o mesmo já falecido.
Luiz Gonzaga o Rei do Baião, faleceu no dia 2 de Agosto de 1989 em Recife mas deixou conosco a colossal obra musical e até hoje cantamos suas músicas.
Parabéns Cantores por cantarem as músicas do Gonzagão. Parabéns Brasil por ter tido um Filho tão Ilustre e Parabéns Leitores por se interessarem pela História do Rei do Baião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário