A empresa holandesa Mars One, criada pelo engenheiro mecânico Bas Lansdorp, levará voluntários para explorar Marte, em 2023. "A conquista de Marte é a etapa mais importante da história da humanidade", afirma o empresário.
O processo de seleção de astronautas, seu cotidiano em Marte e a viagem de sete meses serão filmados e transformados em programas de televisão destinados a financiar a aventura.
Bas Lansdorp explicou ter tido a ideia ao conversar com o compatriota Paul Römer, um dos criadores do Big Brother. A empresa avaliou que a viagem deverá custar seis bilhões de dólares, uma vez e meia o valor (2,5 bilhões de dólares) gasto no jipe-robô Curiosity, lançado pela Nasa.
Lansdorp admite que precisará trabalhar no projeto, já que apenas metade das missões das grandes agências espaciais lançadas desde 1960 teve sucesso ao pousar em Marte.
Os próprios Estados Unidos haviam estipulado o ano de 2030 como prazo para enviar homens ao planeta. No entanto, a Mars One prevê criar uma colônia no local já em 2023. A seleção e o treinamento dos astronautas devem começar em 2013, e o envio dos módulos habitacionais, das provisões e dos veículos robotizados está previsto para acontecer entre 2016 e 2022.
Em abril de 2023, os quatro primeiros homens e mulheres devem pousar em Marte. Outros astronautas se somarão ao projeto, que deverá levar ao planeta 21 pessoas até 2033. Apesar de confirmarem a ida, não haverá viagens de volta, já que elas ainda são tecnicamente impossíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário