terça-feira, 13 de dezembro de 2011

22 ANOS SEM GONZAGÃO

    Hoje fazemos uma homenagem mais do que justa e carinhosa à um dos maiores Ícones da música Brasileira, principalmente da região nordestina, pois esse fenômeno musical nasceu nessa região.
    Luiz Gonzaga do Nascimento, carinhosamente chamado de "Gonzagão", nasceu no dia 13 de Dezembro de 1912 na fazenda Caiçara povoado do Araripe à 12 km da cidade do Exu no Estado do Pernambuco. Graças a ele o som da Sanfona, do Triângulo e do Zabumba foi ouvido pelo País inteiro. Baião, Xote e outros, tudo isso mistura-se e transforma-se em um só produto "o forró", tanto é que hoje mais do que nunca o forró é misturado a outros estilos musicais e vem conquistando cada vez mais o mercado fonográfico. Forró-Brega, forró universitário e até o forró eletrônico.
    Luiz Gonzaga em vida recebeu o título de o Rei do Baião, mas se ele fosse vivo eu o daria também o título de o Rei do Forró.
    O Nordeste, o Brasil e até outros Países devem e muito a esse Gigante da música que com a sua Sanfona, sua Voz, suas Letras e a sua Simplicidade conquistou o mundo. 
     Gonzagão era filho de Januário José dos Santos e de Ana Batista de Jesus. Casou-se com Odaléia Guedes dos Santos e essa união durou apenas 5 anos pois a mesma faleceu o deixando viúvo, dessa relação conjugal nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento Junior o "gonzaguinha" que mais tarde se tornaria grande nome da Música Popular Brasileira, o mesmo já falecido.
      Luiz Gonzaga o Rei do Baião, faleceu no dia 2 de Agosto de 1989 em Recife mas deixou conosco a colossal obra musical e até hoje cantamos suas músicas. 
      Parabéns Cantores por cantarem as músicas do Gonzagão. Parabéns Brasil por ter tido um Filho tão Ilustre e Parabéns Leitores por se interessarem pela História do Rei do Baião.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário