Por sete dias consecutivos, os participantes recebiam sete mensagens e tinham que responder se estavam realizando alguma atividade naquele momento ou se tinham feito algo nos últimos 30 minutos. Depois, tinham que identificar qual atividade, se o desejo de fazê-la era muito grande e se ela influenciou na tomada de alguma outra decisão posterior.
O resultado mostrou que, entre todas as atividades, as que mais estimulavam o desejo dos entrevistados eram justamente as interações em redes sociais. De acordo com o autor do estudo, Wilhelm Hofmann, isso acontece porque estes estímulos são mais acessíveis e, por isso, mais difíceis de recusar. Ele lembra ainda que usar o Facebook ou Twitter é bem mais barato do que comprar cigarros e bebidas.
“É comparativamente mais difícil de resistir por conta da alta disponibilidade e do baixo custo. Ninguém precisa muito resistir a este tipo de ação, e mesmo quando quer, é complicado, porque os estímulos e a oferta são muito grandes”, comentou Hofmann em entrevista ao jornal The Guardian.
O estudo também mostrou que quanto mais as pessoas tentam resistir a fazer alguma coisa, mais aumenta o seu desejo por ela. Além disso, a pesquisa revelou que o trabalho é um grande vício dos alemães. As pessoas entrevistadas acham mais fácil resistir aos esportes, sexo e gastar dinheiro do que ao próprio emprego. Os resultados serão publicados em breve no jornal Psychological Science.
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