domingo, 2 de dezembro de 2012

SMS completa 20 anos nesta segunda-feira (3)

02 de Dezembro de 2012 -  A primeira mensagem recebida em um telefone celular aconteceu no dia de 3 de dezembro de 1992. O texto da mensagem foi “Feliz Natal”. O texto foi enviado de um computador pelo britânico Neil Papworth em Newbury (Inglaterra). Coube ao engenheiro, então com 22 anos, enviar a primeira mensagem para Richard Jarvis, um diretor de uma companhia britânica.
O Serviço de Mensagens Escritas, cujo nome em inglês (Short Message Service) deu origem à sigla SMS pela qual é conhecido, foi desenvolvido pela empresa de telefonia Vodafone do Reino Unido. Porém, passaram vários anos até a comunicação por mensagens escritas se tornar num fenômeno. Apenas em 1999, foi possível trocar SMS entre operadoras diferentes.
Os principais responsáveis pela explosão do serviço foram os jovens, cujo acesso à tecnologia foi facilitado durante os anos 1990 devido à chegada das tarifas pré-pagas e ao baixo custo do serviço em relação às comunicações de voz. Foram eles que rapidamente se habituaram a escrever com os polegares e criaram uma gramática paralela, feita de abreviações e mistura de números e letras.
Esta nova linguagem surgiu da necessidade de aproveitar o máximo do limite de 160 caracteres, estabelecido para restringir o número de dados a serem transmitidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário