sexta-feira, 13 de abril de 2012

MOSSORÓ PREPARA PLANO de CONTINGÊNCIA para AMENIZAR PROBLEMA da ESTIAGEM


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte decretou estado de emergência em 139 municípios devido à escassez de chuvas. O decreto nº 22.637, assinado pela governadora Rosalba Ciarlini, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 11, inclui Mossoró entre os 139 municípios em situação de emergência.

De acordo com o secretário da Defesa Social do Município, Manoel Bizerra, todas as providências de apoio ao homem do campo já estão sendo tomadas. Conforme explicou, o primeiro passo será encaminhar a Câmara Municipal de Mossoró um plano de contingência para ser discutido no sentido de minimizar os impactos causados pela estiagem. O plano constará do detalhamento das medidas que serão adotadas em relação aos problemas da seca.

“O plano já está sendo elaborado. Em seguida encaminharemos a Câmara Municipal. Podemos garantir que, a Defesa Social juntamente com a Gerência da Agricultura, já está tomando todas as medidas com relação á situação”, confirma.

O gerente da Agricultura, Rondinelli Carlos, informou que nesse trabalho conjunto, Defesa Social e Gerência de Agricultura, por determinação da prefeita Fafá Rosado, foram realizadas visitas a várias comunidades rurais. O objetivo é conhecer de perto a realidade dessas comunidades, quais problemas estão enfrentando por causa da ausência de chuva. “Estivemos em diversas comunidades para avaliar a real necessidade do homem do campo, vamos trabalhar com base nessas necessidades. O Município pretende atender a demanda de todas as comunidades”, diz.

De acordo com o decreto considerando que “a zona rural dos Municípios do RN já se encontra afetada com a falta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal; Considerando os respectivos problemas socioeconômicos, bem como a dificuldade, por parte da Administração Pública local, de adotar medidas emergenciais que minimizem a situação de anormalidade”.

Ainda de acordo com o texto a decisão de decretar estado de emergência considerou o “monitoramento da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - EMPARN, que aferiu irregular distribuição temporal e espacial das chuvas no ínterim dos meses de janeiro e fevereiro de 2012, com o predomínio da ocorrência de poucas e irregulares chuvas dur ante esses meses no Estado, prejudicando principalmente a ocorrência de chuvas durante o mês de março, que segundo a climatologia é um dos meses, juntamente com o mês de abril, que apresenta maiores índices pluviométricos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário