sábado, 22 de setembro de 2012

Adutora do Alto-Oeste Será Concluída em 90 Dias.

 22 de Setembro de 2012 - O investimento de R$ 122 milhões que o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), está investindo na obra de construção da Adutora do Alto-Oeste, tem feito com que o cronograma da obra esteja sendo cumprido.

A obra se destina não somente ao abastecimento da população de vários municípios do Alto Oeste Potiguar, mas servirá também para minimizar as dificuldades causadas em períodos de estiagem como o que assola a região neste ano. Com serviços em fase de conclusão, o Governo do Estado trabalha para levar água do Açude de Pau dos Ferros e da barragem de Santa Cruz do Apodi, através da Adutora Alto Oeste, para as cidades da região.


Esta semana, o secretário Gilberto Jales, o diretor-presidente da Caern, Yuri Tasso, o gerente da Regional Pau dos Ferros, Djalma Neres Viana, acompanhados da equipe técnica responsável pela obra, visitaram os principais trechos da construção do sistema adutor. Entre as cidades que fazem parte do roteiro, estão Luís Gomes, uma das mais afetadas pela seca e que hoje é abastecida por meio de carros-pipas, que levam água dos municípios de Água Nova e Major Sales.

A previsão é de que em um prazo máximo de 90 dias, a água chegue por meio da adutora até a cidade de Luís Gomes. Com 320 quilômetros de extensão, o sistema beneficiará mais de 200 mil pessoas. O Sistema Adutor Alto Oeste é composto de dois sistemas independentes. Com a água da barragem de Santa Cruz serão beneficiadas as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água do Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.


Com a água proveniente do açude de Pau dos Ferros, serão beneficiadas as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros.


Adutora Cumprirá Missão de Abastecer o Alto Oeste


De acordo com o secretário Gilberto Jales, abastecer a população é um dos compromissos do Governo do Estado e todos os esforços são feitos nesta perspectiva. As estações de bombeamento instaladas ao longo da adutora já estão prontas e a instalação de tubos avança a ritmo acelerado. A transformação do ambiente já é possível de ser vista por todos que passam pela estrada que corta a região.


Após a conclusão do sistema, a Caern será responsável pela operação. Para a empresa, representa acima de tudo a condição necessária para levar água, um bem cada vez mais essencial para quem vive nesta parte do Rio Grande do Norte. O diretor-presidente da Caern, Yuri Tasso, destaca que conhecer bem o sistema e acompanhar as obras é importante para que seja feita uma boa gestão dessa nova estrutura e, consequentemente, cumprir a missão de abastecer a região Alto Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário