quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Parque da Furna Feia pode ser Incluído em Roteiro Turístico para Copa do Mundo.



27 de Setembro de 2012 - O Parque Nacional da Furna Feia, localizado nos municípios de Mossoró e Baraúna, poderá integrar o roteiro turístico de visitação a cavernas durante a Copa do Mundo de 2014. Essa possibilidade foi discutida na tarde desta quinta-feira (27/09) durante audiência de diretores do Instituto Chico Mendes e outros órgãos ambientais, com a prefeita local, no Palácio da Resistência, sede do Governo Municipal.
A equipe do ICMBio veio a Mossoró participar da apresentação do Parque da Furna Feia, em evento realizado no início da noite passada, no Salão de Exposições do Memorial da Resistência, no Corredor Cultural. A pedido da prefeita, o coordenador de cavernas do Instituto Chico Mendes para a Copa do Mundo, Pedro Cunha eMenezes, prometeu articular a inclusão do Farna no roteiro para a Copa.
Porém, segundo ele, a definição dependerá de alguns fatores, entre os quais a implantação de um plano de manejo para o parque no qual já foram catalogadas 205 cavernas. O parque foi criado por decreto presidencial, em 5 de julho de 2012, no Dia Mundial do Meio Meio Ambiente, e sua implantação é uma ação conjunta da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado e também do Governo Federal.
A Furna Feia ocupa uma área de 8.494 hectares com a ocorrência de 105 espécies de plantas, 101 espécies de aves, 23 espécies de mamíferos e 11 espécies de répteis. Para o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, o parque representa uma enorme riqueza natural. Segundo ele, Mossoró e região vão ganhar muito pelo que representa os ambientes de cavernas na preservação do meio ambiente.
A prefeita, por sua vez, disse que as portas da Prefeitura vão estar sempre abertas para os órgãos e instituições, como o Instituto Chico Mendes, envolvidos com a causa ambiental. “Temos total apoio ao projeto, desde o início das discussões, mais tarde ampliadas com a parceria do Governo do Estado”, destacou ela. O gerente da Gestão Ambiental, Mairton França, participou da audiência.
Nesta sexta-feira (28), equipes do ICMBio, da Prefeitura e do Governo do Estado visitarão a Furna Feia para tratar de aspectos relacionados ao manejo sustentável da área. Um dos pontos considerados importantes, e o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas às famílias que moram no entorno do parque, com a realização de ações e programas voltados à preservação e sustentabilidade da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário