sábado, 22 de setembro de 2012

Igreja Católica Confirma Abusos Sexuais a pelo menos 620 Crianças.


Papa Bento XVI ordenou tolerância zero para casos de abuso sexual  (foto )
22 de Setembro de 2012 - Após vários meses em que a atualidade australiana tem sido marcada maioritariamente por assuntos de abusos sexuais por parte da igreja, sobretudo a menores, a Igreja Católica australiana confirmou o abuso sexual de pelo menos 620 crianças por padres, no estado de Victoria. Contudo, os ativistas que têm exposto estes crimes afirmam que o número de vítimas não se fica por aqui e pode ser superior aos dez mil só nesta localidade.

Estes números foram revelados na sequência de uma investigação ainda em curso do parlamento regional responsável por casos de abuso sexual cometidos por elementos do clero. O resultado final do inquérito iniciado em abril será divulgado em 2013.

Na sequência da revelação destes números o arcebispo de Melbourne, Denis Hart disse em comunicado que estes são «horrendos e vergonhosos», mas que o importante agora é saber-se o que aconteceu em Victoria e outros locais.

«Encaramos este inquérito como forma de cura para os que foram abusados, de examinar a forma como a igreja respondeu [aos crimes] em especial nos últimos 16 anos e de recomendar medidas preventivas que já estão a ser implementadas», afirmou o arcebispo.
Ainda segundo o sacerdote estão a ser investigados pelo menos 45 só na sua igreja.
Segundo os documentos oficiais estes casos de abuso ocorreram maioritariamente entre os anos de 1960 e 1980.

Em julho de 2008 o Papa Bento XVI numa visita ao país australiano encontrou-se com algumas destas vítimas e pediu publicamente desculpa pelo comportamento da igreja e os seus funcionários. Em 2010 o sumo pontífice ordenou que estes casos fossem tratados com «tolerância zero».

Nenhum comentário:

Postar um comentário