25 de OUTUBRO de 2012 - Um estudo aponto que o nível de vício das pessoas nas redes sociais chegou a um ponto em que é mais tentador para uma pessoa checar suas mensagens no Facebook e no Twitter do que fazer sexo ou fumar um cigarro. De acordo com pesquisa feita pela Chicago University’s Booth Business School com 250 alemães, os internautas não conseguem ficar longe de seus perfis neste tipo de página.
Por sete dias consecutivos, os participantes recebiam sete mensagens e tinham que responder se estavam realizando alguma atividade naquele momento ou se tinham feito algo nos últimos 30 minutos. Depois, tinham que identificar qual atividade, se o desejo de fazê-la era muito grande e se ela influenciou na tomada de alguma outra decisão posterior.
O resultado mostrou que, entre todas as atividades, as que mais estimulavam o desejo dos entrevistados eram justamente as interações em redes sociais. De acordo com o autor do estudo, Wilhelm Hofmann, isso acontece porque estes estímulos são mais acessíveis e, por isso, mais difíceis de recusar. Ele lembra ainda que usar o Facebook ou Twitter é bem mais barato do que comprar cigarros e bebidas.
“É comparativamente mais difícil de resistir por conta da alta disponibilidade e do baixo custo. Ninguém precisa muito resistir a este tipo de ação, e mesmo quando quer, é complicado, porque os estímulos e a oferta são muito grandes”, comentou Hofmann em entrevista ao jornal The Guardian.
O estudo também mostrou que quanto mais as pessoas tentam resistir a fazer alguma coisa, mais aumenta o seu desejo por ela. Além disso, a pesquisa revelou que o trabalho é um grande vício dos alemães. As pessoas entrevistadas acham mais fácil resistir aos esportes, sexo e gastar dinheiro do que ao próprio emprego. Os resultados serão publicados em breve no jornal Psychological Science.
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