quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Assistência odontológica no SUS aumenta 15 vezes, aponta ministério.

http://www.wscom.com.br/arqs/noticias/imagens/330_240/201204020105070000003444.jpgGilberto Pucca, coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde

Quantidade de atendimentos passou de 10 milhões para 150 milhões de pessoas. Cobertura cresceu 400% em todo o país


25 de OUTUBRO de 2012 - No Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista, lembrado nesta quinta-feira (25), dados do Ministério da Saúde apontam que, desde que foi criada, o programa Brasil Sorridente aumentou em 15 vezes a quantidade de atendimentos à população. saltou de 10 milhões para 150 milhões de consultas por ano.
Segundo informou a pasta, a cobertura populacional do programa também cresceu substancialmente (400%): passou de 18,2 milhões de brasileiros assistidos antes do Brasil Sorridente para 92 milhões de pessoas beneficiadas atualmente.
Inserido na Política de Saúde Bucal do Sistema Único de Saúde, o Brasil Sorridente trabalha com medidas de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. Hoje, oito anos após seu lançamento, o programa já está presente em cerca de 90% dos municípios. Atualmente, 1.304 cidades contam com Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e, em todo o país, já são 915 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Nos CEOs são oferecidos tratamentos endodônticos (canal), atendimento a pacientes com necessidades especiais, cirurgia oral menor, periodontia e exames para detectar câncer bucal, entre outros serviços. Nos LRPDs foram produzidos, até o último mês de agosto, 256.336 próteses dentárias. Até o final do ano, a meta é chegar a 400 mil unidades - quantidade 12,5 vezes maior que a produção de próteses, no país, antes da criação do Brasil Sorridente.

Recursos

O Ministério da Saúde informou ainda que investirá R$ 3,6 bilhões no Brasil Sorridente até 2014. Os recursos são destinados à melhoria da tecnologia, estrutura e contratação de profissionais para o programa, com o objetivo de se ampliar ainda mais o acesso dos brasileiros às ações de saúde bucal no SUS.
" Muito mais que a questão estética, a ausência de dentes interfere diretamente na vida social da pessoa, causando problemas emocionais e fisiológicos, prejudicando o funcionamento de todo o corpo" , observa o coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca. " Por isso, a recuperação da mastigação reflete diretamente na saúde, na auto-estima e na qualidade de vida do paciente" , completa o coordenador.

Cirurgiões dentistas

Atualmente, quase 30% do total de cirurgiões-dentistas do país - mais de 64 mil profissionais - atuam no Brasil Sorridente. O programa também conta com outros 25 mil trabalhadores, entre técnicos e auxiliares em saúde bucal e de próteses dentárias.
Dados do ministério apontam que o cirurgião-dentista foi a categoria de nível superior que mais cresceu no SUS, em quantidade de profissionais, nos últimos dez anos. Só no período de 2003 a 2012, a quantidade cirurgiões aumentou 60%. De acordo com Gilberto Pucca, atualmente, o " grande empregador da Odontologia é o Sistema Único de Saúde" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário