07 de Setembro de 2012 - Um mês após o Ministério da Saúde e o Facebook anunciarem no Brasil a opção de declarar-se doador de órgãos via rede social, mais de 80 mil usuários brasileiros publicaram nas suas timelines a vontade de serem doadores. O número é proporcionalmente baixo em relação ao total de brasileiros no Facebook — hoje o país é o 2º em número de usuários do mundo, com 56,7 milhões — mas a iniciativa pode ter um grande impacto na vida real.
Como o Ministério da Saúde destaca, acionar a opção não substitui o caminho legal que a pessoa tem de percorrer, pois é a família que decide se autoriza ou não a doação de órgãos. Mas ela pode abrir a discussão no círculo da pessoa e ajudar na hora de a família precisar tomar a decisão.
A funcionalidade já existe em diversos países, como EUA, Dinamarca,Austrália, Irlanda, Países Baixos, Nova Zelândia, África do Sul, Suéciae Reino Unido. Na América do Sul, apenas o Brasil e Colômbia possuem a declaração via redes sociais. Na hora de acionar a opção, o próprio Facebook informa como se tornar um doador oficialmente (clique nos países para ver a informação de cada um).
Como se Declarar Doador:
1. Clique em "Evento cotidiano" na sua timeline;
2. Selecione "Saúde e bem-estar";
3. Selecione "Doador de órgãos";
4. Escolha o público e salve.

Nenhum comentário:
Postar um comentário