sábado, 25 de agosto de 2012

IPI mais Baixo Deve ser Renovado na Próxima Semana.




 25 de Agosto de 2012 - A redução do IPI para carros, que vence na próxima sexta-feira, deverá ser prorrogada por pelo menos dois meses, publicou nesta sexta-feira (24) o jornal Folha de S. Paulo. De acordo como jornal, a avaliação da equipe econômica é que a redução do imposto gerou os efeitos desejados no mercado e sua renovação ainda é recomendável para evitar uma queda no ritmo de recuperação da economia neste segundo semestre. Com isso, o governo vai manter o foco no setor automotivo, responsável pelos primeiros sinais de recuperação da indústria nacional. A oficialização da medida ocorrerá na próxima semana, no último dia de vigência da atual redução do IPI.


Interlocutores presidenciais afirmam que a iniciativa só será descartada se o governo entender que a arrecadação está muito abaixo do necessário, o que o impediria de seguir abrindo mão da receita gerada pelo imposto. Por enquanto, a ordem no Planalto é não dar como garantida a prorrogação do IPI nesta semana. A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, preferem aguardar o último momento para confirmar a redução, a fim de evitar que o cidadão adie sua compra. Além disso, as concessionárias estão fazendo campanhas publicitárias para este fim de semana, destacando que está próximo o fim da redução do IPI sobre carros.

No mês passado, já havia uma disposição do Ministério da Fazenda de manter o IPI mais baixo, mas ameaças de
demissões em montadoras, como o caso da GM na fábrica de São José dos Campos, no Paraná, fizeram o governo reavaliar a ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário