O Ceará teve um aumento de 32% no número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos primeiros quatro meses de 2012, foi o que afirmou o Ministério da Saúde na tarde desta segunda-feira (30). Neste ano 34.623 exames foram realizados, enquanto em 2011, apenas 26.311 exames foram feitos no mesmo período. No grupo prioritário, que inclui mulheres de 50 a 69 anos, o Ministério da Saúde contabilizou 17.055 mamografias em 2012, representando 33% a mais que no ano passado, quando foram feitos 12.842 exames.
Luiz Porto, oncologista e presidente do Comitê Estadual de Controle do Câncer, acredita que o aumento no número de mamografias se deu por conta das novas policlínicas e ampliação dos hospitais. "O aumento é bastante positivo, mas nós ainda queremos duplicar esse número para conseguir atender a todas as mulheres do grupo prioritário", declarou o médico.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a assistência e prevenção do câncer são prioridades na rede do SUS. "Os dados mostram que estamos firmes no objetivo de compor um conjunto de ações para melhorar a saúde da mulher, em especial a prevenção e o tratamento do câncer de mama”, destacou Padilha.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Ceará possui 115 mamógrafos para atender a população e duas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), que prestam serviços de oncologia pediátrica e de radioterapia.
Nos 4 primeiros meses, o Ministério da Saúde gastou R$ 351,2 mil para a realização dessas mamografias, 23% a mais que em 2011 quando foram gastos R$ 285 mil, no mesmo período, no Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário