A
pista do aeroporto Dix-sept Rosado, que possui hoje dois mil metros de
extensão, será reduzida. O espaço para pousos e decolagens ocupará a
partir de agora 1.425 metros, ou seja, uma redução de 575 metros.
A providência permite que seja feito um redimensionamento quanto ao "cone" do aeroporto, uma área de segurança para pousos e decolagens. Com a medida, os problemas referentes aos obstáculos que existem nas proximidades e no setor de transição do aeroporto serão solucionados, segundo afirma a titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN), engenheira Kátia Pinto.
"Dessa forma, a operação do aeroporto está viabilizada, pois os obstáculos deixarão de existir. No relatório expedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no ano passado, que culminou com a interdição do aeródromo local, foram apontadas essas desconformidades e o Governo do Estado mostrou as soluções, sendo uma delas a redução da pista, confirmada hoje (ontem) pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta)", detalha.
De acordo com a secretária, a diminuição da pista não afetará o funcionamento do aeroporto, como foi levantado pela mídia. "Eu conversei com o professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Cláudio Jorge, consultor do Estado, e ele nos informou que a categoria do Dix-sept Rosado, 3C, que inclui pistas de 1.200 a 1.800 metros não será modificada, ou seja, não será impedido o pouso de aviões de médio e grande portes", explica Kátia Pinto.
A providência permite que seja feito um redimensionamento quanto ao "cone" do aeroporto, uma área de segurança para pousos e decolagens. Com a medida, os problemas referentes aos obstáculos que existem nas proximidades e no setor de transição do aeroporto serão solucionados, segundo afirma a titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN), engenheira Kátia Pinto.
"Dessa forma, a operação do aeroporto está viabilizada, pois os obstáculos deixarão de existir. No relatório expedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no ano passado, que culminou com a interdição do aeródromo local, foram apontadas essas desconformidades e o Governo do Estado mostrou as soluções, sendo uma delas a redução da pista, confirmada hoje (ontem) pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta)", detalha.
De acordo com a secretária, a diminuição da pista não afetará o funcionamento do aeroporto, como foi levantado pela mídia. "Eu conversei com o professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Cláudio Jorge, consultor do Estado, e ele nos informou que a categoria do Dix-sept Rosado, 3C, que inclui pistas de 1.200 a 1.800 metros não será modificada, ou seja, não será impedido o pouso de aviões de médio e grande portes", explica Kátia Pinto.
Redução Deverá Beneficiar Setor da Construção Civil.
A redução da pista do aeroporto de Mossoró permitirá que as construções realizadas no entorno do equipamento possam ampliar sua altura. A constatação é do secretário de Desenvolvimento Territorial e Ambiental, Alexandre Lopes.
"Levando em consideração o novo tamanho da pista, os prédios poderão elevar em até 10 metros suas construções, em algumas localidades, mas é importante enfatizar que as obras só podem ser realizadas mediante autorização do Comando da Aeronáutica, e só após essa liberação é que a prefeitura poderá emitir os alvarás", destaca.
Com a pista reduzida, alguns pontos que antes precisariam ser demolidos devido as restrições impostas pela Anac não serão mais problemas, como relata Alexandre Lopes. "A remoção dos refletores do estádio Nogueirão, por exemplo, não precisará ser feita e a medida vai sim ampliar a construção de novos empreendimentos", conclui o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário