quarta-feira, 4 de julho de 2012

Donas de Gatos com Parasita têm Mais Propensão ao Suicídio, diz Estudo.

 http://www.wspabrasil.org/Images/Toxoplasmose-Gatos_219_tcm28-21509.jpg

As mulheres que convivem com gatos portadores de um tipo de parasita apresentam 1,5 vez mais propensão a problemas mentais e estão mais sujeitas a suicídio do que aquelas cujos animais de estimação são saudáveis, segundo um estudo divulgado recentemente.
A razão é o parasita Toxoplasma gondii, que é transmissível por contato com as fezes do animal, por comida crua ou por vegetais não lavados.
A pesquisa envolveu apenas mulheres dinamarquesas, em um total de 45 mil participantes. Esse parasita encontrado em bichanos já foi relacionado a doenças como esquizofrenia e a mudanças de humor.
De acordo com o estudo liderado pelo psiquiatra Teodor Postolache, da Escola de Medicina de Maryland (EUA), aproximadamente um terço da população mundial está infectada pelo parasita. Ele se esconde em células do cérebro e dos músculos, frequentemente sem provocar qualquer sintoma, informa reportagem do "The Telegraph".
Postolache e equipe foram um dos primeiros a identificar, em 2009, a relação entre comportamentos suicidas e o "T. gondii".
O psiquiatra disse que os resultados são limitados, já que não se estudou a causa principal do comportamento suicida.
O parasita vive no intestino dos gatos e é transmitido para qualquer espécie de sangue quente. Em humanos, ele pode ser passado por meio de uma faca usada no preparo de carne crua contaminada e não lavada antes de ser usada em outros alimentos.
Mulheres grávidas não devem trocar as caixas dos gatos contaminados sob o risco de contaminar seus bebês --eles não produzem anticorpos para o "Toxoplasma Gondii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário