sexta-feira, 30 de novembro de 2012
RN foi um dos estados mais premiados com Selo UNICEF.
30 de Novembro de 2012 - O Rio Grande do Norte teve destaque na solenidade realizada no auditório do Museu da República, em Brasília, nesta quinta-feira, como um dos Estados que mais teve prefeitos premiados com o Selo UNICEF. Dos 279 municípios agraciados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 46 são do Rio Grande do Norte. A maioria do Seridó.
A governadora Rosalba Ciarlini foi prestigiar os prefeitos e assinou o protocolo de renovação da parceria do Rio Grande do Norte com o UNICEF, no lançamento da agenda digital de apoio ao trabalho da organização internacional. Um das primeiras prefeitas a receber a certificação no Estado, Rosalba disse que como governadora sentiu-se orgulhosa com o desempenho dos municípios potiguares. “Fomos campeões ao lado do Estado do Ceará”, declarou, se referindo ao número de prefeitos contemplados com o Selo.
No próximo dia 10, os prefeitos do RN que tiveram seus municípios aprovados serão homenageados em Natal, no Centro de Convenções, em solenidade presidida pelo governo do Estado e UNICEF.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Cobrança única para ligações sucessivas começa a valer em 26 de fevereiro.
29 de Novembro de 2012 - A partir de 26 de fevereiro, quando entra em vigor determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as ligações sucessivas entre os mesmos números de origem e destino, feitas de aparelho celular, serão cobradas apenas uma vez. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (29).
A Resolução 604 estabelece que ligações feitas com intervalo máximo de dois minutos de aparelho móvel para o mesmo número sejam consideradas uma única ligação. A decisão da Anatel tem o objetivo de evitar que o usuário tenha prejuízo financeiro com quedas constantes de ligação. De acordo com o texto legal, a norma passa a vigorar após 90 dias da publicação, contados a partir de hoje.
Por meio de nota, a agência reguladora informou que, caso a chamada seja interrompida por qualquer razão e o usuário repeti-la em até 120 segundos, “a segunda chamada será considerada parte da primeira, como se a primeira não tivesse sido interrompida”.
A medida não limita a quantidade de ligações. Dessa forma, se as chamadas forem interrompidas diversas vezes e refeitas em até dois minutos entre os mesmos números, a cobrança será de uma única ligação. A alteração abrange apenas ligações feitas de telefones móveis, mas os números de destino poderão ser fixos ou móveis.
Vírus canino comum pode ser base para vacinas contra doenças humanas.
Parainfluenza 5 tem potencial para ser usado como vetor para entregar vacinas contra gripe H5N1, HIV, tuberculose e até malária
29 de Novembro de 2012 -
Investigadores da Universidade da Georgia, nos EUA, descobriram que um
vírus comum em cães e inofensivo para os seres humanos, pode servir como
base para o desenvolvimento de novas vacinas.
O
vírus parainfluenza 5 (PIV5) provoca infecções respiratórias nos cães e
é utilizado para produzir vacinas para estes animais. Agora, os
pesquisadores afirmam que ele pode ser utilizado para proteger as
pessoas contra doenças para as quais não foi possível ainda produzir uma
vacina eficaz.
"Nós
podemos usar esse vírus como vetor para todos os tipos de patógenos
contra os quais a vacinação é difícil. Já desenvolvemos, com esta
técnica, uma vacina muito forte contra a gripe H5N1, e estamos
trabalhando em vacinas contra o HIV, a tuberculose e a malária", afirma o
investigador principal Biao He.
O
PIV5 não provoca doenças nos humanos, pois o sistema imunitário é capaz
de reconhecê-lo e destruí-lo. Ao colocar-se antígenos de outros vírus
ou parasitas dentro do PIV5, este torna-se um veículo de entrega que
expõe o patógeno ao sistema imunitário, permitindo que este crie os
anticorpos que irão proteger o corpo contra futuras infecções.
De
acordo com os pesquisadores, essa abordagem não só assegura a completa
exposição à vacina, mas também é muito mais segura uma vez que não
requer o uso de patógenos atenuados ou enfraquecidos. Por exemplo, uma
vacina contra o HIV entregue por PIV5 carregaria apenas as partes do
vírus HIV necessárias para criar imunidade, tornando impossível contrair
a doença através da vacina.
"A
segurança é sempre a nossa primeira preocupação. O PIV5 torna muito
mais fácil a vacinação sem ter de se utilizar patogénicos vivos", afirma
He.
A utilização de um
vírus como mecanismo de entrega de vacinas não é uma técnica nova. Em
experiências anteriores, os investigadores enfrentaram muitas
dificuldades. Se os seres humanos ou os animais já possuem uma forte
imunidade ao vírus utilizado para a entrega, a vacina não funcionará,
pois rapidamente será destruída pelo sistema imunitário. Imunidade
pré-existente ao vírus é a principal razão a maioria de essas vacinas
falharem.
No entanto, no
estudo atual os pesquisadores demonstraram que a imunidade ao PIV5 não
limita a sua eficácia como mecanismo de entrega, apesar de termos
anticorpos contra ele.
Testes
com camundongos mostraram que uma dose única de PIV5 protegeu os
animais da estirpe sazonal da gripe. Outra dose individual protegeu os
mesmos animais de laboratório do H5N1, vírus que provoca a chamada
'gripe aviária'.
Os
cientistas estão confiantes de que a nova abordagem pode servir como
excelente base para vacinas contra várias doenças, tanto em animais como
em seres humanos.
Bancos de Leite precisam de doação.
29 de Novembro de 2012 - Os estoques dos bancos de leite humano em todo o Rio Grande do Norte estão em baixa e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) faz um apelo às mães que tem excesso de leite para que se sensibilizem e façam sua doação.
“O leite materno é o melhor alimento para os bebês, principalmente para os prematuros, pois ajuda na sua recuperação e saída mais rápida da UTI”, explicou Evanuzia Dantas, coordenadora estadual de aleitamento materno.
Toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência e se informar sobre a doação.
O Estado possui hoje seis bancos de leite: na capital, localizados na Maternidade Januário Cicco, Hospital Santa Catarina e Hospital da Polícia; em Parnamirim, na Maternidade do Divino Amor; e nos municípios de Mossoró e Caicó.
O banco de leite de Caicó foi reinaugurado no final do mês de outubro. Toda a estrutura física foi reformada pela prefeitura do município e o estado, em parceria com a Fiocruz, cedeu os equipamentos necessários, como autoclave, centrífuga e freezer.
Com o objetivo de incentivar e sensibilizar as mães para a doação de leite a Sesap, através da Comissão Estadual de Bancos de Leite e do Grupo Auxiliar de Saúde da Criança e do Adolescente (GASCA), está na mobilização para a criação de um projeto de lei que institui a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, com início em 19 de maio. O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa. “Com isso esperamos uma maior mobilização e divulgação para que as mães aumentem o número de doações, o que favorece as crianças que precisam deste leite”, concluiu Evanuzia Dantas.
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Mulher que teve bebê roubado da barriga ainda sente fortes dores.
Justiça determinou que acusada do crime passe por exame de sanidade.
28 de Novembro de 2012 - A jovem Odete Barreto, de 22 anos, afirma que ainda sente fortes dores depois que teve a barriga cortada e o bebê roubado em setembro deste ano, em Manaus (AM). Ela passou um longo período internada e diz que ainda não está totalmente recuperada.
- Ainda sinto dores fortes. Não quero mais viver em Manaus, isso foi um trauma. Meu filho de dois anos viu tudo e ainda acorda de madrugada contando que me viu desacordada com a barriga aberta.
Na terça-feira (27), a Justiça determinou que Daiana dos Santos, de 21 anos, passe por um exame de sanidade mental antes de ser julgada. O juiz informou que há indícios de problemas mentais pelos depoimentos prestados pela suspeita. Ela disse que foi influenciada pelo diabo a cometer o crime e contou que não se lembra de nada.
Daiana relatou que conheceu a vítima três dias antes e que depois a encontrou em um posto de saúde, onde convidou a jovem para doar roupas de bebê. Já na casa da acusada, a vítima foi atingida com uma tábua na cabeça e desmaiou. Com uma lâmina de barbear, Daiana abriu a barriga da gestante e retirou o bebê. Ela saiu da residência com a criança e uma vizinha encontrou a jovem desmaiada com a barriga aberta quase uma hora depois. O filho de Odete, de dois anos, viu toda a cena e chorou bastante, o que despertou os vizinhos.
Ela decidiu roubar a criança logo após descobrir que não estava grávida, como imaginava. Durante depoimento, ela disse que é uma pessoa bastante triste e depressiva, além de consumir remédios fortes. O laudo sobre o estado de saúde dela deve ficar pronto em 15 dias. Depois do resultado, a Justiça decidirá se ela deve ir a júri popular.
Odete confirmou que conheceu a acusada antes do crime e foi atraída pelas doações de roupa para a bebê. Ela contou que só se lembra do primeiro golpe e depois acordou no hospital e recebeu a notícia que a criança foi roubada. A menina foi encontrada e mãe e filha passaram mais de 15 dias internadas. A jovem chegou a passar por uma cirurgia.
A enfermeira que realizou o atendimento e a dona da casa em que a suspeita morava também foram ouvidas. De acordo com o médico Décius Gama, ela chegou com um quadro hemorrágico e com dificuldade respiratória. A criança teve um corte no braço e nas costas.
Daiane foi denunciada por tentativa de homicídio e está em uma cela especial, isolada das outras presas, na Cadeia Feminina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim. Ela já tentou suicídio algumas vezes e também sofre constantes ameaças das outras detentas.
Felipão é o novo técnico da seleção brasileira.
28 de Novembro de 2012 - A seleção brasileira já tem um substituto para Mano Menezes. Luiz Felipe Scolari será o treinador do Brasil na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014.
Felipão acerta apenas os últimos detalhes nesta quarta-feira com o presidente da CBF, José Maria Marin, para o anúncio oficial na quinta-feira.
Foi campeão do mundo de futebol como técnico da Seleção Brasileira em 2002 na Copa do Mundo do Japão e Coreia do Sul. Entre os clubes que treinou, teve importantes e vitoriosas passagens por Grêmio e Palmeiras, com os quais conquistou a Taça Libertadores da América
terça-feira, 27 de novembro de 2012
O Papa Bento XVI abrirá conta no Twitter.
28 de Novembro de 2012 - O papa Bento XVI anunciou nesta terça (27) que vai abrir uma conta no Twitter em dezembro. Segundo o Vaticano, o microblog do religioso será anunciado oficialmente no dia 3 – quando será apresentado pelo arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais; pelo secretário do órgão, Paul Tighe; pelo porta-voz vaticano, Federico Lombardi; pelo diretor do L”Osservatore Romano, Gian María Vian; e pelo novo assessor de comunicação Greg Burke. Ainda não se sabe qual será o nome da conta do papa.
O Vaticano admitiu que é pouco improvável que Bento XVI escreva os textos de no máximo 140 caracteres que serão publicados na rede, mas garantiu: todos passarão por sua aprovação.
Alzheimer é mais rápido nas mulheres.
27 de Novembro de 2012 - Passados mais de 100 anos desde que foi descrito, o mal de Alzheimer ainda desafia a medicina, que, apesar de avanços nas últimas décadas, não decifrou por completo a doença degenerativa, caracterizada pela morte gradual dos neurônios. Uma das particularidades desse tipo de demência é a diferença entre gêneros. Estudos epidemiológicos e pesquisas baseadas em exames de imagem mostram que os danos aparecem primeiramente nas mulheres, que sofrem maior perda de massa cinzenta do que os homens.
O trabalho mais recente sobre a variação da doença de acordo com o sexo foi apresentado hoje na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte. Um estudo da Universidade Médica do Sul da Califórnia em Charleston mostra que a atrofia cerebral e a morte de células do órgão progridem mais rapidamente nas mulheres. Na pesquisa, Maria Vittoria Spampinato, professora de radiologia da instituição, avaliou as informações médicas de 109 pacientes que participam da Iniciativa de Neuroimagem para a Doença de Alzheimer, uma pesquisa que acompanha centenas de indivíduos saudáveis e pessoas que já sofrem algum tipo de declínio. Todos os participantes do estudo de Spampinato apresentavam sinais de transtorno cognitivo leve, condição na qual ainda não existe a demência e as funções cognitivas estão preservadas. Contudo, os pacientes já sofrem problemas de memória. O transtorno é considerado um dos mais fortes fatores de risco para o Alzheimer.
Cotovelos confundidos com mamilos.
27 de Novembro de 2012 - O Facebook bloqueou uma foto em que uma mulher, dentro de uma banheira, mostra os cotovelos. Segundo o jornal Daily Mail, os moderadores da rede acreditaram que a imagem mostrava os seios da moça. A polêmica em torno da suposta violação das regras de uso do site foi um teste da revista eletrônica Theories of the Deep Understanding of Things (em tradução literal, Teorias da compreensão profunda das coisas).
“Os moderadores do Facebook não conseguem diferenciar um inofensivo cotovelo de um perigoso seio de mulher”, disse a publicação audiovisual em seu perfil na rede, completando que não havia recebido aviso da suposta violação ou mesmo o motivo pelo qual a imagem foi censurada.
Ao Huffington Post, os editores disseram que o teste tinha o objetivo de saber se a política do Facebook baseia-se na indecência “real” das imagens ou se a “impressão de indecência” que a imagem pode provocar já seria suficiente para uma “censura”.
Em suas normas, o Facebook deixa claro que imagens com seios femininos, independentemente do contexto, violam as regras de uso e podem levar à expulsão da rede social.
Joaquim Barbosa presidente pela primeira vez o Conselho Nacional de Justiça.
27 de Novembro de 2012 - Depois de duas sessões como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa assume hoje (27) o comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Será sua primeira sessão como presidente efetivo do órgão, que também comandará pelos próximos dois anos.
A sessão começa às 9h e a pauta tem vários processos que estavam suspensos por pedidos de vista dos conselheiros, entre eles sindicâncias para apurar incompatibilidade entre rendimentos e patrimônios de magistrados e casos de suspeita de nepotismo.
A maioria desses processos é responsabilidade da Corregedoria-Geral de Justiça, que era dirigida pela ministra Eliana Calmon até setembro deste ano. Ao deixar o posto, ela lamentou não conseguir concluir os casos em sua gestão. A ex-corregedora vai se reunir com Barbosa às 13h30.
Outros processos que podem ser analisados são a proposta para que todas as pessoas detidas sejam apresentadas ao juiz responsável imediatamente e a de criação de normas técnicas de auditoria, inspeção administrativa e fiscalização do Judiciário. O conselho ainda poderá definir se as investigações preliminares de infração cometida por magistrado devem ser sigilosas.
Três pecados capitais que danificam o cérebro.
27 de Novembro de 2012 - O cigarro danifica a memória, o aprendizado e o raciocínio lógico. A pressão alta e estar acima do peso também afetam o cérebro, mas não na mesma medida que o fumo.
Oestudo foi feito com 8,8 mil pessoas com mais de 50 anos por pesquisadores da universidade King’s College de Londres, e publicada na revista científica Age and Being.
Cientistas envolvidos na pesquisa afirmam que as pessoas precisam perceber que o seu estilo de vida afeta tanto a mente quanto o corpo.
Os pesquisadores investigaram o elo entre o cérebro e as probabilidades de ataque cardíaco e derrame.
Os resultados mostraram que o risco de ataque cardíaco e derrame “estão associados de forma significativa com o declínio cognitivo”. As pessoas com maior risco foram as que mostraram maior declínio.
Também foi identificada uma “associação consistente” entre fumo e baixos resultados nos testes de memorização.
Gene que mantém embriões vivos abre caminho para tratar HIV e hepatite.
Arih2 tem papel chave no sistema imune e pode agir ativando e freando a defesa do corpo contra infecções e doenças autoimunes.
O gene, chamado Arih2, é fundamental para a função do sistema imune, agindo como um interruptor, ativando e desativando o sistema imunológico.
"Se o gene está ativado, reduz os efeitos imunológicos. Se está desativado, aumenta significativamente a resposta. Se a decisão errada é tomada, o organismo acaba sucumbindo à infecção, ou à autoimunidade. Provavelmente, esse é um dos poucos genes capaz de nos levar a um medicamento bem rápido", afirma o líder da pesquisa Marc Pellegrini, do Walter and Eliza Hall Institute.
Durante a evolução, alguns organismos desenvolveram maneiras de esgotar o sistema imunológico ao ponto em que o sistema imunológico simplesmente desliga, e isso é o que acontece em infecções pelo HIV, hepatite B e tuberculose. Estes organismos enfrentam a resposta imune, esgotando as células T que são estimuladas pela infecção.
"Com esta descoberta podemos ser capaz de contornar esses mecanismos e revigorar a resposta imune temporariamente para reforçar o sistema imunológico e ajudar a limpar essas infecções", acrescenta Pellegrini.
O Arih2 foi identificado por outro grupo de cientistas em insetos domésticos, mas atraiu a atenção de Pellegrini e seus colegas por suas supostas relações com o sistema imunológico.
Pellegrini e sua equipe descreveram como os embriões morreram depois que o gene foi retirado.
Em uma fase posterior da pesquisa, eles removeram o gene de ratos adulto e notaram que os sistemas imunológicos dos animais ficaram mais fortes, pelo menos por um curto período. Depois, a defesa biológica dos roedores teve uma sobrecarga e passou a atacar as células, tecidos e órgãos saudáveis.
Os ratos sobreviveram bem por seis semanas. Então eles passaram a desenvolver essas respostas imunes hiperativas. Se deixá-la ativa por muito tempo, ela vai começar a reagir contra o próprio corpo.
"Arih2 tem uma estrutura única, o que acreditamos que o torna um excelente alvo para uma droga terapêutica, que é improvável que afete outras proteínas e cause efeitos colaterais indesejados. Devido a Arih2 ser crítico para a sobrevivência, precisamos agora olhar para o efeito de desligar o gene por curtos períodos de tempo, para ver se há uma janela de oportunidade para fazer com que a resposta imunitária limpe a infecção, sem danos indesejáveis ou autoimunidade", relata o pesquisador Greg Ebert.
Segundo Pellegrini, ainda levará muitos anos para traduzir a descoberta em uma droga que pode ser utilizada em seres humanos. "Estamos muito entusiasmados com esta descoberta. Ela tem implicações significativas para manipular a resposta imune à infecção e suprimir inflamação crónica ou autoimunidade, ' freando' ou ' acelerando' o gene", conclui.
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Fuleco é o nome oficial da mascote da Copa.
26 de Novembro de 2012 - Fuleco. Depois de mais de dois meses de votação aberta aos internautas e da participação de 1,7 milhão de pessoas, foi anunciado nesta noite o nome oficial da mascote da Copa do Mundo da FIFA 2014. O Tolypeutes tricinctus, o famoso tatu-bola, é uma criatura nativa do Brasil e foi escolhida para representar o Mundial.
O Fuleco recebeu 48% dos votos. Ele concorria com Zuzeco, que teve 31% dos votos, e Amijubi, que recebeu 21%. As três opções de nome foram definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos. O nome Fuleco busca uma representação de futebol e ecologia.O desenho foi escolhido pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local da Copa após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de extensas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos.
A mascote oficial do Brasil 2014 é a mais recente de uma longa linha de personagens que entraram para a história da competição. Seguindo os passos de figuras como Zakumi (África do Sul 2010), Goleo (Alemanha 2006) e o precursor World Cup Willie (Inglaterra 1966), a mascote é uma das principais imagens do Mundial, proporcionando à FIFA, ao COL e a outras partes envolvidas uma marca forte para a ativação de campanhas promocionais e o contato com o público.
Meio Ambiente.
Segundo a FIFA, enfatizar a importância do meio ambiente e da ecologia é um dos objetivos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Resultados de uma pesquisa de opinião pública realizada pela FIFA em 2012 no Brasil confirmam a relevância dos temas da sustentabilidade e do meio ambiente entre o público do país-sede. Mais de 90% dos brasileiros acreditam que a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 deve ser ecologicamente correta.
Show especial ‘A Mais Bela Voz’ homenageará artistas e Seu Mané.
26 de Novembro de 2012 - A Rádio Rural de Mossoró realizará o show especial “A Mais Bela Voz”, com entrega do troféu “Sabiá Seu Mané”, dia 12 de dezembro, após o Oratório de Santa Luzia, no adro da Catedral.
Participarão diversos artistas que concorreram no “A Mais Bela Voz” na noite de véspera do dia 13, Dia de Santa Luzia, recebendo o troféu “Sabiá Seu Mané”, em memória ao radialista seu Mané, falecido em dia 8 de setembro deste ano.
O tradicional concurso, com eliminatórias e escolha da voz mais bonita, acontecerá no próximo ano, dentro das comemorações dos 50 anos da Rádio Rural de Mossoró, criadora do concurso.
Portanto, em abril de 2013, haverá festa em dobro: 45 Anos de “A Mais Bela Voz” e 50 anos da Rádio Rural de Mossoró, segundo a Assessoria de Imprensa da Diocese de Mossoró.
Pesquisadores britânicos afirmam que fumar 'apodrece' o cérebro.
26 de Novembro de 2012 - Um
estudo feito por pesquisadores da Universidade King's College London,
na Inglaterra comprovou que o cigarro "apodrece" o cérebro ao danificar
a memória, o aprendizado e o raciocínio lógico.
A pesquisa, que foi divulgada na revista científica "Age and Being", foi feita com 8,8 mil pessoas com mais de 50 anos e apontou que a alta pressão sanguínea e estar acima do peso também afetam o cérebro.
As pessoas que participaram do estudo realizaram testes de memorização de novas palavras e provas onde tinham que dizer o maior número de animais em um minuto.
Os mesmos teste foram repetidos por duas vezes, num intervalo de quatro anos entre cada um deles, e comprovaram que o risco de ataque cardíaco e derrame estão associados de forma significativa com o declínio cognitivo. Cientistas também confirmaram uma "associação consistente" entre fumo e baixos resultados no teste.
A pesquisa, que foi divulgada na revista científica "Age and Being", foi feita com 8,8 mil pessoas com mais de 50 anos e apontou que a alta pressão sanguínea e estar acima do peso também afetam o cérebro.
As pessoas que participaram do estudo realizaram testes de memorização de novas palavras e provas onde tinham que dizer o maior número de animais em um minuto.
Os mesmos teste foram repetidos por duas vezes, num intervalo de quatro anos entre cada um deles, e comprovaram que o risco de ataque cardíaco e derrame estão associados de forma significativa com o declínio cognitivo. Cientistas também confirmaram uma "associação consistente" entre fumo e baixos resultados no teste.
domingo, 25 de novembro de 2012
Fortaleza dos Reis Magos recebe pôster da Copa do Mundo 2014.
25 de Novembro de 2012 - Neste domingo (25) as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 estarão promovendo o lançamento dos pôsteres alusivos às cidades para o evento.
A Cidade-Sede Natal vai lançar o seu pôster durante evento, às 9h, na Fortaleza dos Reis Magos, na Praia do Forte. O local é bastante significativo por ser o marco inicial da cidade e ser local de importante visitação turística.
O pôster, um compromisso de Natal com a FIFA, tem como objetivo representar a identidade da Cidade-Sede, seguindo a aparência geral gráfica do Mundial. Será também uma ferramenta de promoção turística, além de ser item especial de suvenir. Além de Natal, as outras 11 cidades-sede também farão o lançamento dos pôsteres oficiais no domingo.
Grupos culturais típicos da cidade e região Nordeste como Brincantes, Pastoril, Boi de Reis, Chegança e Araruna farão a recepção na passarela de acesso à Fortaleza dos Reis Magos com estandartes do pôster da Cidade-Sede Natal.
Em seguida, o público convidado (estimado em 200 pessoas) percorrerá a passarela de acesso até o Fortaleza dos Reis Magos, onde serão hasteadas as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e a bandeira com a imagem do pôster da Cidade-Sede Natal, ao som do Hino Nacional executado pela banda de música da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.
A governadora Rosalba Ciarlini e o prefeito Paulinho Freire receberão um quadro do pôster da cidade-sede Natal das mãos dos secretários responsáveis pela execução dos trabalhos voltados à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no município e no Estado, oportunidade em que farão a saudação aos presentes, que receberão um folder explicativo sobre a concepção do pôster.
sábado, 24 de novembro de 2012
Escritor Luis Fernando Veríssimo está com vírus influenza, diz boletim.
24 de Novembro de 2012 - Submetido a uma série de exames desde que foi internado na última quarta-feira (21), os médicos finalmente descobriram a doença que levou Luis Fernando Veríssimo, de 76 anos, ao hospital. Segundo boletim divulgado neste sábado (24), às 20h, o escritor está com o vírus da influenza A, a chamada gripe comum.
Internado no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o gaúcho, filho de Érico Veríssimo, continua sob uso de ventilação mecânica e hemodiálise, mas, segundo o mesmo boletim, já apresenta melhora "progressiva" ao tratamento.
Por permanecer no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), seu estado ainda é considerado grave. O último boletim médico foi divulgado às 20h.
O autor foi internado ao voltar de uma viagem a Minas Gerais, onde participou de um festival literário na cidade de Araxá. De lá, ele seguiu para o Rio de Janeiro para outro compromisso. Lúcia Veríssimo, sua mulher, que o acompanhou nas duas viagens, também voltou com os mesmos sintomas do marido, porém já se sente melhor.
"O paciente Luis Fernando Veríssimo vem apresentando melhora progressiva, dentro da gravidade do quadro clínico, necessitando menos suporte por aparelhos. Os últimos exames documentaram a presença do vírus Influenza A, causador da gripe comum. Não foi detectada nenhuma bactéria."
Macarrão é condenado por morte de Eliza
24 de Novembro de 2012 - O amigo de infância e braço direito do goleiro Bruno, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, foi condenado nesta sexta-feira pelo sequestro, cárcere privado e morte da modelo Eliza Samudio, ex-amante do atleta, além do sequestro e cárcere do filho Bruninho. O Tribunal do Júri de Contagem (MG) também condenou Fernanda Gomes de Castro, ex-amante do goleiro, pelos crimes de sequestro e cárcere privado de Eliza e seu filho.
Macarrão, que havia confessado ter levado a ex-amante de Bruno até um homem na noite em que ela desapareceu, foi condenado a 15 anos de prisão, 12 deles em regime fechado, por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima), sequestro e cárcere privado, e absolvido da acusação de ocultação de cadáver.
Já Fernanda, que assumiu ter cuidado do filho do goleiro com Eliza, foi condenada à 5 anos de prisão por dois crimes de sequestro e cárcere privado, da modelo e de seu filho, Bruninho. Como a condenação foi menor do que seis anos, Fernanda cumprirá pena em regime semiaberto.
Os membros do júri se reuniram por volta das 21h desta sexta-feira. Após análise de 19 quesitos - 12 relacionados a Macarrão e outros sete relacionados à ex-namorada do goleiro Bruno - eles decidiram pela condenação dos réus.
Depois da análise, a juíza Marixa Fabiana anunciou a sentença.
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
SUS terá prazo máximo para iniciar tratamento de pacientes com câncer.
Prazo de até 60 dias vale para cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Se a lei não for cumprida, hospitais e gestores podem sofrer punições, que vão desde uma advertência até o descredenciamento do serviço.
23 de Novembro de 2012 - Uma lei publicada nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União obriga as unidades do SUS a iniciar o tratamento de pacientes de câncer no máximo 60 dias depois do diagnóstico. A lei vai entrar em vigor daqui a seis meses.
A dona de casa Líria da Silva veio do interior de Goiás para Brasília fazer o tratamento contra o câncer de mama e não consegue marcar uma tomografia na rede pública.
“O tratamento está sendo prejudicado por essa tomografia que nunca saiu”, diz ela.
O caso de dona Líria ilustra a dificuldade dos pacientes mais pobres, que dependem do Sistema Único de Saúde para se tratar. Com a nova lei, o prazo para os hospitais do SUS, especializados em câncer, começarem o tratamento dos pacientes será de, no máximo, 60 dias. Um prazo que faz toda diferença na luta contra a doença.
Isso vale para cirurgias, quimioterapia e radioterapia. O prazo pode ser menor para os pacientes em estado grave, que também terão acesso mais rápido a analgésicos. Se a lei não for cumprida, hospitais e gestores podem sofrer punições, que vão desde uma advertência até o descredenciamento do serviço.
Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que, em 2010, o tempo médio entre a data do diagnóstico e o começo da quimioterapia foi de mais de 76 dias. Para radioterapia, a espera passou de 113 dias.
Para a oncologista Estela Mosquera, a radioterapia é o maior gargalo no tratamento de câncer no Brasil.
“A radioterapia exige um planejamento mais demorado porque exige físicos para calcular a dose, exige órgãos que sejam preservados, então, por isso, é um pouco mais demorado. E os aparelhos que são poucos também, né? Não é todo serviço que dispõe de aparelho de radioterapia”, afirma ela.
O Brasil tem 286 unidades de tratamento de câncer, incluindo os hospitais públicos e os conveniados ao SUS, mas a distribuição é desigual. 140 no Sudeste, 65 no Sul, 53 no Nordeste, apenas 19 no Centro-Oeste e nove na Região Norte.
A lei entra em vigor daqui a seis meses. O Ministério da Saúde reconhece que terá de aumentar os investimentos.
“Nós vamos investir tanto na aquisição de equipamentos, quanto nas instalações físicas dessas unidades, distribuir melhor essas unidades pelo país. Esse projeto prevê uma expansão grande para o norte e nordeste do país, que são os principais vazios assistenciais, para justamente dar conta dessa questão do tempo, que é uma questão central”, aponta o especialista do Ministério da Saúde Fausto Pereiras.
"Povo de Goiás ainda vai ter orgulho de mim", afirma Cachoeira.
23 de Novembro de 2012 - O bicheiro Carlinhos Cachoeira fez nesta sexta-feira, 23, sua primeira declaração após sair do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, na madrugada da última quarta-feira.O empresário afirmou: "o povo de Goiás ainda vai ter orgulho de mim, pode ter certeza disso". As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Desde que foi solto, Cachoeira está em Goiânia e foi proibido pela Justiça de deixar Anápolis. Contudo, recebeu autorização para visitar o túmulo da mãe, que fica na cidade e afirma que o momento que está passando é difícil, pois perdeu a mãe enquanto estava preso.
Após quase nove meses preso, o empresário perdeu 13kg, "em uma tese maliciosa da Procuradoria", como afirmou Cachoeira. Ainda segundo a Folha, menos de 24 horas após ser solto, o Ministério Público Federal em Goiás fez um novo pedido de prisão preventiva do bicheiro. A Justiça ainda não julgou o pedido, mas já pediu o recolhimento de passaporte de Cachoeira e o proibiu de sair do País.
Opinião do Presidente desse Blog: Acho uma tremenda cara de pau desses corruptos aqui do Brasil, também a essa altura dos fatos não duvido mais nada, eles roubam do povo, recuam por alguns anos depois voltam e são recebidos nos braços e tratados como heróis. Isso é Brasil!!!
Mulher tenta matar namorado com os seios.
23 de Novembro de 2012 - Na França, o orgasmo é também conhecido como “a pequena morte”. Na Alemanha, quase que o ditado se repete como tragédia. Um morador da cidade de Unna acusa sua namorada de tentar sufocá-lo após o coito. A arma do crime: os seios da moça.
Saiu no jornal local Bild. Segundo a publicação, o rapaz de 34 anos afirma que, depois do ato consumado, sua parceira sentou sobre seu abdome e começou a pressionar sua cabeça com toda a força. “Eu não conseguia respirar, fui ficando azul”, disse.
Com o que lhe restava de força, o rapaz diz que conseguiu fugir do abraço de urso da mulher-aranha e correu para a casa do vizinho, de onde chamou a polícia.
O pobre coitado diz que perguntou à sua (agora) ex o porquê de ela tentar matá-lo e a resposta dela teria sido: “para tornar sua morte mais confortável, querido!”. Segundo ele, a moça sofre de problemas mentais. Esse fato aconteceu em maio passado mas o processo está em andamento.
Lula orienta mensaleiros do PT a não falerem NADA.
23 de Novembro de 2012 - Na reta final do mensalão e em meio à confusão criada pela CPI do Cachoeira, Lula orientou os principais personagens, do PT e do julgamento, a se calarem. A informação é de Mônica Bergamo, na sua coluna de hoje, na Folha de S.Paulo. A colunista diz que o próprio Lula permanece quieto, até segunda ordem e o presidente do PT, Rui Falcão, apoia e é um dos transmissores da mensagem do silêncio.
Segundo ainda a jornalista, o ex-ministro José Dirceu e José Genoino devem comparecer hoje à plenária organizada em Osasco por outro réu do mensalão, João Paulo Cunha, para ‘prestar contas’ de seu mandato como deputado federal. O evento deve ser fechado à imprensa.
Entidade realiza palestra para esclarecer à população sobre as formas de prevenir o câncer infantojuvenil.
23 de Novembro de 2012 -
Segundo
dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer já representa a
primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a
19 anos no Brasil. Em Mossoró, a maioria das crianças que são atendidos
na unidade infantil da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de
Mossoró e Região (AAPCMR) apresenta quadro de leucemia ou linfoma.
Para alertar sobre essa realidade e marcar as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, a AAPCMR promove hoje, às 14h, na Universidade Potiguar (UnP), o Seminário Temático do Diagnóstico Precoce contra o Câncer Infantojuvenil. O evento é aberto a toda a comunidade.
"Nós convidamos a população a participar dessas atividades, pois quanto mais pessoas forem informadas sobre a doença, maiores são as chances de novos casos serem diagnosticados. E como se sabe, aqueles casos diagnosticados precocemente possuem mais chances de cura", destacou a assistente social Valéria Viana.
Ela ainda destaca que mesmo o número de crianças com câncer sendo menor em relação à quantidade de adultos, a incidência da doença nos jovens é mais perigosa, pois aumentam as chances de óbito.
Os pais devem estar atentos, pois manchas na pele, anemia e dores ósseas, se ocorrerem de forma associada, podem ser sinal de algum tipo de câncer. Vômitos matinais, aumento da barriga, febre de origem desconhecida e aparecimento de glândulas também são alertas para se fazer uma visita ao médico.
Especialistas alertam que caso a doença seja diagnosticada precocemente e tratada em centros especializados, 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados.
Para alertar sobre essa realidade e marcar as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, a AAPCMR promove hoje, às 14h, na Universidade Potiguar (UnP), o Seminário Temático do Diagnóstico Precoce contra o Câncer Infantojuvenil. O evento é aberto a toda a comunidade.
"Nós convidamos a população a participar dessas atividades, pois quanto mais pessoas forem informadas sobre a doença, maiores são as chances de novos casos serem diagnosticados. E como se sabe, aqueles casos diagnosticados precocemente possuem mais chances de cura", destacou a assistente social Valéria Viana.
Ela ainda destaca que mesmo o número de crianças com câncer sendo menor em relação à quantidade de adultos, a incidência da doença nos jovens é mais perigosa, pois aumentam as chances de óbito.
Os pais devem estar atentos, pois manchas na pele, anemia e dores ósseas, se ocorrerem de forma associada, podem ser sinal de algum tipo de câncer. Vômitos matinais, aumento da barriga, febre de origem desconhecida e aparecimento de glândulas também são alertas para se fazer uma visita ao médico.
Especialistas alertam que caso a doença seja diagnosticada precocemente e tratada em centros especializados, 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados.
Nelson Prudêncio morre vítima de câncer e deixa atletismo brasileiro de luto.
23 de Novembro de 2012 - Após alguns dias em estado de coma irreversível, o ex-saltador
Nelson Prudêncio morreu à 0h30 desta sexta-feira na Casa de Saúde de São
Carlos, no interior de São Paulo, onde estava internado desde o último
dia 12 lutando contra um câncer no pulmão.
Ainda não há informação sobre local e horário de velório e enterro. Aos 68 anos, dono de duas medalhas olímpicas no salto triplo, Prudêncio era o último saltador vivo entre os três maiores atletas brasileiros da modalidade. Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico, morreu em 2001; João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, falecera dois anos antes.
Segundo
a família, o câncer só foi descoberto há cerca de um mês e já em estado
bastante adiantado, o que dificultou qualquer tentativa de tratamento
que pudesse resultar em cura. Na última terça, o filho Marcio Prudêncio
disse à ESPN que o quadro era tão desalentador que o
pai já havia recebido a extrema unção - ritual católico conferido a
pessoas que estão em estado gravíssimo de saúde e, consequentemente,
correndo risco de morte. .
Nos últimos anos,
Prudêncio vinha trabalhando na Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar) como professor Doutor em Educação Física, além de ser
vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Prudêncio, o menino de Lins que virou ídolo olímpico do Brasil
Nelson Prudêncio nasceu em Lins, no interior de São Paulo, em 4 de abril de 1944. Oito anos depois, o Brasil conquistaria no salto triplo a segunda medalha olímpica de ouro de sua história, com Adhemar Ferreira da Silva. O atletismo popularizou-se, embora os atletas ainda sofressem com as dificuldades da profissão. Ainda assim, Prudêncio foi atrás do sonho de ser um saltador.
Os primeiros resultados apareceram em 1964, com apenas um mês de treinos. Então com 20 anos, ele foi campeão no Torneio de Aspirantes da Federação Paulista. No ano seguinte, Prudêncio foi campeão estadual e dos Jogos Abertos do Interior.
O ponto alto da carreira aconteceu em 1968, nos Jogos Olímpicos da Cidade do México. Prudêncio chegou à decisão respeitado, mas não era considerado favorito a medalha. Só que, à medida que a prova se desenvolvia, o brasileiro ganhou confiança. E o que se viu na reta final da competição foi uma das maiores disputas da história olímpica.
Prudêncio, o russo Viktor Saneyev e o italiano Giuseppe Gentile bateram o recorde mundial nove vezes durante a prova, alavancando a marca de 17,03 para 17,37 metros. Prudêncio, com um salto de 17,27m, ficou com a prata. O ouro foi para o russo.
Em Munique, quatro anos depois, Prudêncio estava de volta à final. Viktor Saneyev ficou mais uma vez com a medalha de ouro, e a prata acabou nas mãos do alemão Jorg Dremel. Prudêncio ficou com o bronze, o primeiro do Brasil na modalidade.
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Substância do Corpo pode tratar epilepsia.
A equipe da Universidade de Londres publicou os resultados dos testes preliminares no periódico Neuropharmacology, que reúne estudos sobre o assunto. A pesquisa teve início com a dieta especial adotada por algumas crianças cujo quadro de epilepsia mostra-se resistente a medicamentos.
Essa dieta, chamada cetogênica, é rica em gorduras, mas pobre em carboidratos. Cientistas acreditam que tais propriedades simulam os aspectos da inanição, já que forçam o corpo a queimar gordura em vez de carboidratos. Embora eficaz, a dieta é bastante criticada, uma vez que seus efeitos colaterais - hipoglicemia, crescimento retardado, fraqueza óssea - podem ser bastante danosos à saúde.
Mas os pesquisadores, ao extrair somente os ácidos gordurosos bons para o controle da epilepsia, pretendem desenvolver uma pílula para crianças e adultos que pode ser tão eficiente quanto a dieta, mas sem esses efeitos colaterais.
Nos primeiros testes, os cientistas identificaram substâncias que parecer ser perfeitas para realizar essa função. Eles não apenas descobriram que os ácidos gordurosos são ainda mais poderosos que remédios atuais como também têm menos efeitos indesejados. Mas são necessários mais testes para determinar se o tratamento poderá ser adotado com segurança em humanos.
Matthew Walker, professor do Instituto de Neurologia da Universidade de Londres, disse que a "epilepsia afeta mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo e aproximadamente um terço delas não conseguem controlar a doença com os tratamentos atuais." "Essa descoberta dá uma nova forma de tratar a epilepsia resistente a remédia", concluiu.
Luis Fernando Veríssimo é internado em estado grave em Porto Alegre.
22 de Novembro de 2012 - O escritor Luis Fernando Veríssimo, de 76 anos, está internado, desde a noite desta quarta-feira (21), no Centro de Terapia Intensiva de um hospital de Porto Alegre. O estado de saúde dele é considerado grave.
Luis Fernando Veríssimo foi levado na noite desta quarta para um hospital particular de Porto Alegre. Segundo a família, ele apresentava sintomas parecidos com os de uma gripe muito forte. O escritor de 76 anos acabou transferido para o Centro de Tratamento Intensivo. Veríssimo está sedado e respira com a ajuda de aparelhos.
No início de novembro, ele participou de um festival literário em Araxá, no interior de Minas Gerais, ao lado de outros escritores brasileiros. Ele ainda esteve no Rio de Janeiro antes de voltar para Porto Alegre na semana passada, quando começou a sentir febre, cansaço e dores no corpo.
No boletim divulgado no fim da tarde, os médicos informaram que o estado de Luis Fernando Veríssimo é grave. Ele está com uma infecção generalizada, que pode ter sido causada por uma virose. A equipe que cuida do escritor ainda não tem um diagnóstico definitivo. Novos exames foram feitos nesta quinta. Os resultados devem sair nos próximos dias.
O tratamento é feito com antibióticos. Como o problema afetou os rins, Veríssimo precisou ser submetido também à diálise.
“O fato positivo é que, das medidas tomadas, ele tem uma resposta favorável em relação ao quadro que o trouxe à internação. Vamos ter respostas mais precisas quando os resultados dos exames forem disponibilizados”, declarou Nilton Brandão , superintendente médico do hospital.
Meta de redução de emissão de gases estufa para 2020 não será cumprida.
Relatório da ONU indica que a concentração de gases pode ficar até 14% acima da meta.
22 de Novembro de 2012 - Ainda que todos os países do mundo decidam agora ser mais ambiciosos nas metas voluntárias e obrigatórias de redução de emissões de gases de efeito estufa, não será mais possível atingir o compromisso firmado em 2010 de evitar que a temperatura no mundo suba mais que 2 graus Celsius até 2020.
A terceira edição do Relatório sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa, divulgada nesta quarta-feira, 21, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), mostrou, em um novo cálculo, que a concentração de gases do aquecimento global pode ficar até 14% acima do nível definido como meta para 2020. Segundo o estudo, em vez de diminuir, a presença de gases como o dióxido de carbono (CO2) está aumentando em torno de 20% na atmosfera, desde o ano 2000.
De acordo com o levantamento, a distância entre a atual situação, o que os pesquisadores projetam como cenário para 2020 e o que os cientistas consideram como índices ideais, é cada vez maior.
Há um ano, representantes de mais de 190 países se comprometeram, na África do Sul, com ações para conter o aumento da temperatura no mundo. Ao reconhecerem a necessidade de mudanças globais para minimizar problemas decorrentes das mudanças climáticas - como grandes enchentes e secas extremas, as economias concordaram em definir metas até 2015, que deverão ser colocadas em prática por todos os países signatários a partir de 2020.
Esse conjunto de metas foi chamado de Plataforma Durban e deve substituir o Protocolo de Quioto em oito anos. O acordo global, porém, segue ainda na teoria, sob ameaça de resistência ou dificuldade de países como Estados Unidos e China em modificar padrões como o da queima de combustíveis fósseis (responsável por mais de 60% das emissões dos países mais desenvolvidos). Além disso, muitas economias europeias ainda travam a definição de questões complexas, como a transferência de tecnologia e financiamento para que países mais pobres e em desenvolvimento consigam acompanhar as mudanças globais.
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Empregadas domésticas terão direitos ampliados.
21 de Novembro de 2012 - A Câmara dos Deputados aprovou hoje (21), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/2010 que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos. A proposta estabelece que os empregados domésticos tenham os mesmos direitos trabalhistas dos empregados das demais categorias.
O texto foi aprovado por 359 votos favoráveis e 2 contrários. Agora, a proposta volta à comissão especial para elaboração do texto final que será votado em segundo turno, que pode ocorrer na próxima semana. Em seguida, a matéria será encaminhada à análise do Senado, onde também terá que passar por duas votações.
Conhecida como PEC das Domésticas, a proposta amplia os direitos dos empregados domésticos, incluindo obrigatoriedade de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), carga horária semanal de 44 horas, hora extra e adicional noturno. A categoria reúne 6,6 milhões de brasileiros, sendo a maioria formada por mulheres (6,2 milhões).
Brasil terá polícia especializada no combate ao desmatamento.
Região amazônica será foco principal dos agentes de fiscalização.
21 de Novembro de 2012 - Amazônia brasileira perdeu em agosto 522 quilômetros quadrados de floresta
O Brasil contará com um novo organismo policial formado por agentes
especializados no combate aos crimes ambientais que terá como principal
tarefa a defesa da Amazônia. De acordo com um porta-voz do Ministério do Meio Ambiente, que vai coordenar as ações deste novo grupo em conjunto com o Ministério da Defesa, a Polícia Federal e outros organismos, este "é mais um passo para garantir o cumprimento das metas de proteção ambiental traçadas pelo governo".
A fonte explicou que o número de agentes que serão destinados a estas tarefas será definido por esses organismos e a sua principal área de atuação será a região amazônica, onde ocorre a maioria dos casos de agressões ao meio ambiente.
O Ministério do Meio Ambiente pretende tornar a fiscalização permanente nessa enorme região, inclusive durante os períodos de chuva, reforçando as ações empreendidas pelo governo há mais de uma década para preservar o chamado "pulmão do planeta". A Amazônia é vigiada por meio de um sistema de satélites que estabelece os índices de desmatamento e identifica as regiões em que esse problema é mais acentuado, mas os organismos de controle não contam atualmente com pessoal necessário para responder imediatamente contra os crimes ambientais.
O porta-voz do Ministério do Meio Ambiente disse que "esta polícia dará uma resposta muito mais rápida e efetiva". Segundo dados oficiais, a Amazônia brasileira perdeu em agosto 522,24 quilômetros quadrados de florestas, mostrando que o desmatamento triplicou em relação ao mesmo período do ano passado.
Embora o desmatamento na região amazônica tenha diminuído de forma "consistente" desde 2004, tanto o governo como os grupos ambientalistas coincidem em afirmar que ainda é muito alto.
A queda desses índices é considerada "fundamental" pelo governo para alcançar a meta de redução das emissões de gases poluentes do país (entre 36% e 38% para 2020) com a qual se comprometeu de forma voluntária durante a Cúpula sobre a Mudança Climática realizada em Copenhague em 2009.
Ayrton Sena é eleito o maior piloto de todos os tempos.
21 de Novembro de 2012 - O canal britânico BBC elegeu Ayrton Senna como o maior piloto da história da Fórmula 1. Ao longo do ano, a rede listou os 20 melhores de todos os tempos para chegar ao nome do brasileiro nessa terça-feira (20). O redator-chefe de automobilismo, Andrew Benson, lembrou o tricampeão (1988, 1990 e 1991) como um piloto de coragem e que a todo custo buscava os limites. Recentemente, Senna já havia sido eleito pela McLaren como o maior piloto da equipe.
Papa reafirma virgindade de Maria e diz que o burro e a vaca não estava no presépio.
A virgindade da mãe de Jesus Cristo é uma verdade “inequívoca” da fé. Os católicos já o sabiam, mas a doutrina é reafirmada pelo Papa Bento XVI que, num livro posto à venda esta quarta-feira, afirma também que não havia burro nem vaca no presépio de Belém.
“Jesus, nascido de Maria, é plenamente homem e plenamente Deus, sem confusão e sem separação”, refere uma das passagens divulgadas após a apresentação, na terça-feira, no Vaticano.
O Papa entende que a virgindade de Maria e a ressurreição de Jesus devem ser vistas pelos católicos como “pilares da fé” porque são sinais inegáveis do poder criador de Deus. “Se Deus não tem poder sobre a matéria, então Ele simplesmente não é Deus”, escreveu, segundo a Reuters.
O livro dedica uma secção à adoração do Jesus recém-nascido pelos Reis Magos e diz que apesar de ele próprio acreditar que o episódio tenha acontecido, refere que nenhum fundamento da fé seria abalado caso se verificasse tratar-se de uma construção baseada numa ideia teológica.
No local do nascimento de Jesus “não havia animais”, diz também, segundo o El País. O jornal espanhol refere, embora sem fazer citações directas, o caso da vaca e do burro e atribui ao Papa a afirmação de, com quase toda a probabilidade, a estrela de Belém ser uma supernova.
O livro pretende ser uma resposta às questões sobre a origem de Cristo, disse, segundo a agência Ecclesia, o cardeal Gianfranco Ravasi, na apresentação. Em A Infância de Jesus, o Papa, 85 anos, pede aos leitores para deixarem de olhar para Deus como alguém que limita a liberdade individual, destaca a Reuters.
Último de uma trilogia sobre a vida de Jesus Cristo em que o chefe da Igreja Católica começou a trabalhar em 2003, quando, ainda cardeal, Joseph Ratzinger, era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o livro está dividido em quatro capítulos. Começa com a apresentação da genealogia de Jesus e termina na separação e reencontro com os pais aos 12 anos, em Jerusalém.
A Infância de Jesus segue-se à publicação de dois outros volumes, em 2007 e 2011. A Reuters recorda que nesses livros Ratzinger condenou a violência cometida em nome de Jesus e isentou os judeus de responsabilidade pela sua morte.
O livro está à venda em 50 países, em oito línguas, com tiragem de um milhão de exemplares. Nos próximos meses vai estar disponível em 20 línguas, em 72 países. A edição em Portugal é da Principia.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
MP lança Campanha Conte até 10 no Município de Martins.
20 de Novembro de 2012 - O Ministério Público Estadual realizou na manhã de
hoje, 20/11, o lançamento da Campanha Conte até 10 – Essa é a atitude,
no município de Martins. A Campanha foi lançada ontem em Mossoró, no
campus da UNP. Os lançamentos fazem parte de um trabalho de divulgação
regionalizada para difundir a ação em todo território estadual.
A Campanha Conte até 10 reúne campeões de UFC, como Anderson Silva e
Júnior Cigano, e os judocas campeões olímpicos, Sarah Menezes e Leandro
Guilheiro, com o objetivo de transmitir uma mensagem de tolerância e paz
para a população.
Apenas em 2010 no Brasil foram cometidos 49.932 homicídios e grande parte dos assassinatos foram cometidos por pessoas que nunca mataram antes, ou seja, pessoas que mataram por impulso. Brigas de trânsito ou discussões em bares podem acabar tendo um final trágico. É exatamente contra esse tipo de atitude que a campanha pretende sensibilizar as pessoas.
Apenas em 2010 no Brasil foram cometidos 49.932 homicídios e grande parte dos assassinatos foram cometidos por pessoas que nunca mataram antes, ou seja, pessoas que mataram por impulso. Brigas de trânsito ou discussões em bares podem acabar tendo um final trágico. É exatamente contra esse tipo de atitude que a campanha pretende sensibilizar as pessoas.
A iniciativa da campanha é do Conselho Nacional do Ministério
Público (CNMP) em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e
Segurança Pública (ENASP). A campanha foi lançada nacionalmente no
último dia 08 de novembro.
O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, lançará
na próxima sexta-feira, dia 23/11, a campanha Conte até 10 em Natal,
quando pedirá o apoio de toda a mídia na divulgação.
Fiona Apple cancela shows no Brasil para cuidar de cadela à beira da morte; leia declaração emocionada da cantora.
No texto escrito à mão em quatro páginas e reproduzido pela conta oficial da cantora no Facebook, a história de Janet é narrada com emoção por sua dona. A cadela era usada por treinadores de cães de briga para aguçar os sentidos dos animais durante as preparações para os confrontos. Fiona relata que a cachorrinha foi encontrada aos 4 meses de idade em um parque público, "com uma corda ao redor do pescoço e mordidas em suas orelhas e face". Desde então, Apple desenvolveu uma relação de afeto e dependência com a mascote, a quem chama de "minha melhor amiga, minha mãe e minha filha, minha benfeitora, e quem me ensinou o que é o amor".
Além
de enfrentar o tumor no peito, a pitbull também é portadora da doença de
Addison, uma disfunção hormonal que a obriga a tomar injeções de
cortisol regularmente. Por causa de sua condição, a cachorra não pode viajar
com a artista em suas apresentações. Fiona acredita que sua ausência
influencia no estado de saúde do animal, e observa mudanças no
comportamento de Janet durante suas viagens. "Quando eu voltei da última
série de shows nos EUA, havia uma grande diferença. Ela nem queria mais
sair para passear", conta a compositora, que antevê o momento da
despedida final. "Eu sei que ela está chegando perto do ponto em que
deixará de ser um cachorro, e se transformará em parte de tudo. Ela
estará no vento, no solo e na neve, e em mim, em qualquer lugar que eu
for".
Para Fiona Apple, estar presente nos últimos momentos de Janet é prioridade. "Eu não posso abandoná-la agora, por favor entendam. Se eu me afastar de novo, tenho medo de que ela morra e eu não terei a honra de cantar para ela dormir, de acompanhá-la até o fim", justificou. "Eu não sou a mulher que põe a carreira à frente de amor e amizade. Eu sou a mulher que fica em casa, e cozinha tilápia para minha mais querida, mais antiga amiga". A artista ainda faz um apelo aos fãs, para que aprendam a "apreciar o tempo que se estende ao lado do fim do tempo". Ela trata a morte do animal de estimação como uma experiência que vai reforçar o carinho de sua relação com a pitbull. "Preciso fazer o que for possível para estar lá, porque será a mais bela, mais intensa, mais enriquecedora experiência da vida como eu a conheço", detalha. "E estou pedindo a benção de vocês", finaliza o recado aos admiradores que ansiavam por vê-la ao vivo. |
135 mil brasileiros têm o vírus da Aids e não sabem ser portadores.
Ministério da Saúde quer aumentar teste rápido do HIV em que o resultado sai em 30 minutos. Atualmente, diagnóstico precoce atinge menos de 40%
20 de Novembro de 2012 - O governo federal divulgou nesta terça-feira (20) o novo boletim de casos de Aids
no Brasil e alertou que 135 mil pessoas são portadoras do vírus HIV, causador da doença, mas desconhecem o diagnóstico.
Os “pacientes invisíveis” da epidemia são uma estimativa do Ministério da Saúde que os considera mais vulneráveis às sequelas da contaminação.
Gays somam metade dos novos casos em jovens, diz Ministério
Entre os malefícios do desconhecimento estão o maior risco de doenças pulmonares, como a tuberculose, e da falência do organismo. Além disso, os "invisíveis" ampliam o risco de contaminação de outras pessoas, já que podem não usar camisinhas nas relações sexuais, a principal forma de transmissão da doença.
Para reverter o cenário, o Ministério quer incentivar os testes rápidos que confirmam a presença do vírus no organismo.
Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.
“Quando o diagnóstico é precoce é bom tanto para o indivíduo quanto para a coletividade”, afirmou o secretário de vigilância de doenças do Ministério, Jarbas Barbosa.
“Isso porque, temos um estudo que mostra que após seis meses de tratamento com os medicamentos específicos – chamados de antirretrovirais – 73% dos pacientes têm a carga viral zerada”, explicou Jarbas ao ressaltar que “carga zero” indica menos risco de doenças oportunistas ao infectado e menos risco de transmitir o vírus a outra pessoa.
Pelos novos dados apresentados, no Brasil, a estimativa é que 530 mil pessoas sejam portadoras do vírus HIV, sendo que 217 mil estão em tratamento. O restante ou não tem indicação de terapia medicamentosa ou não sabe fazer parte da epidemia nacional.
Outro número do boletim é que apesar da detecção precoce da aids ter sido ampliada nos últimos 5 anos, atualmente menos de 40% recebem o diagnóstico em uma fase em que o arsenal terapêutico é maior.
São 36,7% de pessoas que recebem o resultado positivo em uma etapa em que a carga viral do HIV é mínima, o que aumenta a eficácia dos remédios e também a chance do portador ter uma vida praticamente normal (em 2006, este índice era de 32%).
O diagnóstico tardio – em que a possibilidade de controle da aids é remota – afeta 29,2% dos novos casos brasileiros, o que indica que quase três em cada dez pessoas descobrem a doença já com o organismo severamente comprometido pelo HIV.
Campanha
“Com este cenário, escolhemos como tema da nossa campanha de 2012 a frase ‘eu vivo com HIV e descobri em tempo de me cuidar’”, afirmou o diretor do Programa Nacional de Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais, Dirceu Grecco.
“Apesar do Dia Mundial de Luta contra a Aids ser celebrado mundialmente no dia 1 de dezembro, decidimos fazer uma mobilização antecipada a partir de hoje (terça-feira)”, completou. “Além disso, produzimos um filme com pessoas que são portadoras do HIV há muitos anos, trabalham, viajam, namoram e no depoimento dizem que só conseguem ter uma vida normal por conta do diagnóstico precoce.”
Foco
Segundo o ministro da saúde, Alexandre Padilha, a grande meta escolhida no controle da epidemia da aids é ampliar a detecção em fase inicial da doença e também ampliar as campanhas com os públicos considerados mais suscetíveis à contaminação.
“Por isso antecipamos a mobilização. São 2.300 municípios envolvidos que vão organizar campanhas de testagem em postos fixos e móveis, divulgar a importância do sexo seguro e do uso efetivo do preservativo”, disse Padilha. “Nossos levantamentos mostram que 80% das pessoas afirmam que a camisinha torna a relação sexual protegida dos riscos de doenças, mas só 50% afirmam usar na primeira vez em que fazem sexo com qualquer parceiro”, completou.
Mortes
A aids já é considerada uma doença crônica e não mais uma sentença de morte como era no início da epidemia, nos anos 1980. Ainda assim, anualmente 15 mil pessoas morrem por conta da contaminação, número que permanece estável desde o ano 2000.
“No mundo hoje são 34 milhões de pessoas que convivem com HIV. No geral, temos 2,5 milhões de novas infecções por ano e acumulamos 1,7 milhões de óbitos”, lamentou Pedro Chequer, coordenador no Brasil da Unaids, entidade da ONU que estuda a aids.
“Avançamos muito nos últimos anos, mas ainda temos passos importantes para dar. O Brasil, por exemplo, estabeleceu como meta até 2015 contribuir para que o planeta alcance 15 milhões de soropositivos em tratamento”, completou Chequer.
Avanços
A principal forma de transmissão do HIV é a relação sexual sem camisinha e, por ora, não há cura para a aids. As pesquisas científicas avançam em direção a uma vacina preventiva contra o HIV mas os resultados ainda são provisórios. Outro recurso utilizado no País é o “chamado coquetel do dia seguinte da aids”. Todo dia, quatro coquetéis são distribuídos aos brasileiros.
Os “pacientes invisíveis” da epidemia são uma estimativa do Ministério da Saúde que os considera mais vulneráveis às sequelas da contaminação.
Gays somam metade dos novos casos em jovens, diz Ministério
Entre os malefícios do desconhecimento estão o maior risco de doenças pulmonares, como a tuberculose, e da falência do organismo. Além disso, os "invisíveis" ampliam o risco de contaminação de outras pessoas, já que podem não usar camisinhas nas relações sexuais, a principal forma de transmissão da doença.
Para reverter o cenário, o Ministério quer incentivar os testes rápidos que confirmam a presença do vírus no organismo.
Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.
“Quando o diagnóstico é precoce é bom tanto para o indivíduo quanto para a coletividade”, afirmou o secretário de vigilância de doenças do Ministério, Jarbas Barbosa.
“Isso porque, temos um estudo que mostra que após seis meses de tratamento com os medicamentos específicos – chamados de antirretrovirais – 73% dos pacientes têm a carga viral zerada”, explicou Jarbas ao ressaltar que “carga zero” indica menos risco de doenças oportunistas ao infectado e menos risco de transmitir o vírus a outra pessoa.
Pelos novos dados apresentados, no Brasil, a estimativa é que 530 mil pessoas sejam portadoras do vírus HIV, sendo que 217 mil estão em tratamento. O restante ou não tem indicação de terapia medicamentosa ou não sabe fazer parte da epidemia nacional.
Outro número do boletim é que apesar da detecção precoce da aids ter sido ampliada nos últimos 5 anos, atualmente menos de 40% recebem o diagnóstico em uma fase em que o arsenal terapêutico é maior.
São 36,7% de pessoas que recebem o resultado positivo em uma etapa em que a carga viral do HIV é mínima, o que aumenta a eficácia dos remédios e também a chance do portador ter uma vida praticamente normal (em 2006, este índice era de 32%).
O diagnóstico tardio – em que a possibilidade de controle da aids é remota – afeta 29,2% dos novos casos brasileiros, o que indica que quase três em cada dez pessoas descobrem a doença já com o organismo severamente comprometido pelo HIV.
Campanha
“Com este cenário, escolhemos como tema da nossa campanha de 2012 a frase ‘eu vivo com HIV e descobri em tempo de me cuidar’”, afirmou o diretor do Programa Nacional de Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais, Dirceu Grecco.
“Apesar do Dia Mundial de Luta contra a Aids ser celebrado mundialmente no dia 1 de dezembro, decidimos fazer uma mobilização antecipada a partir de hoje (terça-feira)”, completou. “Além disso, produzimos um filme com pessoas que são portadoras do HIV há muitos anos, trabalham, viajam, namoram e no depoimento dizem que só conseguem ter uma vida normal por conta do diagnóstico precoce.”
Foco
Segundo o ministro da saúde, Alexandre Padilha, a grande meta escolhida no controle da epidemia da aids é ampliar a detecção em fase inicial da doença e também ampliar as campanhas com os públicos considerados mais suscetíveis à contaminação.
“Por isso antecipamos a mobilização. São 2.300 municípios envolvidos que vão organizar campanhas de testagem em postos fixos e móveis, divulgar a importância do sexo seguro e do uso efetivo do preservativo”, disse Padilha. “Nossos levantamentos mostram que 80% das pessoas afirmam que a camisinha torna a relação sexual protegida dos riscos de doenças, mas só 50% afirmam usar na primeira vez em que fazem sexo com qualquer parceiro”, completou.
Mortes
A aids já é considerada uma doença crônica e não mais uma sentença de morte como era no início da epidemia, nos anos 1980. Ainda assim, anualmente 15 mil pessoas morrem por conta da contaminação, número que permanece estável desde o ano 2000.
“No mundo hoje são 34 milhões de pessoas que convivem com HIV. No geral, temos 2,5 milhões de novas infecções por ano e acumulamos 1,7 milhões de óbitos”, lamentou Pedro Chequer, coordenador no Brasil da Unaids, entidade da ONU que estuda a aids.
“Avançamos muito nos últimos anos, mas ainda temos passos importantes para dar. O Brasil, por exemplo, estabeleceu como meta até 2015 contribuir para que o planeta alcance 15 milhões de soropositivos em tratamento”, completou Chequer.
Avanços
A principal forma de transmissão do HIV é a relação sexual sem camisinha e, por ora, não há cura para a aids. As pesquisas científicas avançam em direção a uma vacina preventiva contra o HIV mas os resultados ainda são provisórios. Outro recurso utilizado no País é o “chamado coquetel do dia seguinte da aids”. Todo dia, quatro coquetéis são distribuídos aos brasileiros.
Polícia recaptura apenas cinco dos 23 fugitivos da Mário Negócio.
20 de Novembro de 2012 - Até
o final da tarde desta terça-feira, a Polícia Penal conseguiu
recapturar cinco dos 23 fugitivos do Complexo Penitenciário Estadual
Agrícola Mário Negócio, de onde escaparam na madrugada de hoje através
de um túnel.
Entre os recapturados, estão Canindé Marcelino da Silva, William Daliane Batista Ferreira, Deusivan Fernandes e Antônio Izamar. Diligências continuam para recapturar os demais fugitivos.
A direção do Complexo Mário Negócio não divulgou o nome do quinto detento recapturado. O túnel foi aberto na cela 2 do pavilhão 3 e se interliga com uma passagem antiga abaixo do prédio da penitenciária que dá acesso a área externa. O buraco foi aberto abaixo de uma das camas da cela.
Após concluírem a abertura da ramificação até o túnel antigo, internos das celas 1, 5 e 6 serraram as grades para também fugirem. Eles contaram com a ajuda de um carro que estava estacionado em um terreno baldio próximo a unidade prisional.
Segundo a versão oficial, os detentos se recusaram a ir ao banho de sol, ontem (19), para aproveitar o tempo nas celas para concluírem a escavação do túnel para fugir na madrugada.
Na foto, os cinco presos recapturados e, entre eles, um sexto, que estava foragido de outra ocasião (Crédito: Marcos Lima).
Assinar:
Postagens (Atom)