segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Semana da Consciência Negra em Santos.


Estão programadas várias atrações culturais, religiosas e homenagens.Um dos pontos altos será a homenagem a Zumbi dos Palmares.


 12 de Novembro de 2012 -  A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, realiza entre os dias 13 e 24 de novembro a Semana da Consciência Negra. Para o evento estão programadas várias atrações como dança, mostra cultural, missa, palestras, plantio de árvore e homenagens. Um dos pontos altos será a homenagem a Zumbi dos Palmares, considerado o herói da resistência negra, cuja data oficial é dia 20.
A programação começa no dia 13 com o espetáculo de dança 'Direitos da criança e do adolescente', do projeto Maré, do Instituto Arte no Dique, no Teatro do Sesc (rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) a partir de 20h. Haverá participação especial do grupo de percussão infantil da escola de samba União Imperial e da Velha Guarda da X-9. Os convites, gratuitos, podem ser retirados no Sesc. No dia 14, às 15h, o evento será reapresentado no local.
No dia 18 acontece o plantio de árvore sagrada da África às 10h no Jardim Botânico Chico Mendes, no bairro Bom Retiro. Pouco depois, entre 13h e 18h ocorre a 1ª Mostra Cultural de Hip Hop no Mercado Municipal com os integrantes do projeto 'Prazer, meu nome é hip hop'. Às 18h30, será celebrada missa na Paróquia São João Batista, na praça Guadalajara, no Morro da Nova Cintra, para lembrar o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares.
No dia 20 (dia da morte de Zumbi dos Palmares) haverá a abertura solene da Semana da Consciência Negra com deposição de flores no busto de Zumbi na praça Palmares (canal 4) às 10h. O evento terá a presença da banda da Polícia Militar, que vai executar pela primeira vez no município o Hino à Negritude. Depois, haverá apresentação de capoeira, danças cigana e de candomblé.
A programação segue no dia 21, às 10h, com um fórum no salão nobre da prefeitura. Às 12h, almoço no Restaurante Estação Bistrô, no Valongo, com refeições afro-brasileiras. Às 19h acontece a solenidade de entrega do Troféu Zumbi dos Palmares, no auditório da subseção de Santos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na praça José Bonifácio, 55, para personalidades negras que se destacaram em suas áreas de atuação, além de comemoração do aniversário de 25 anos do Conselho da Comunidade Negra.
No dia 22, das 8h às 12h, no auditório da OAB, será inaugurado o Seminário Regional de Saúde da População Negra, numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Comitê Regional de Saúde e População Negra da Baixada Santista. No mesmo local, no dia 23, às 14h, haverá palestra sobre 'Mídia e racismo', ministrada por Dogival Vieira, advogado e colunista da Afropress. E, no dia 24, às 8h, visita monitorada ao Museu Afro-Brasileiro e Bienal de Artes, que homenageia o artista plástico Arthur Bispo do Rosário, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário