segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O doce perigo da Diabetes.



12 de Novembro de 2012 -  Doença que precisa ser controlada diariamente, a Diabetes é o excesso de glicose no sangue e  pode levar a pessoa, com o passar dos anos, a complicações graves, como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal e até amputação de membros.

A medicina ainda não encontrou uma cura para essa doença, mas pesquisadores procuram cada vez mais estudá-la para alertar ainda mais a população.

No próximo dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Diabetes, data criada em 1991 pela International Diabetes Federation - IDF e pela Organização Mundial da Saúde – OMS, como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. Pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento.

Existem dois tipos da doença, o tipo 1 e 2. O primeiro tipo ocorre normalmente em jovens e crianças, e está relacionada à falta de produção de insulina suficiente pelo pâncreas. Já o diabetes tipo 2, é mais comum em adultos, principalmente em obesos, e está relacionado a uma resistência de organismo à insulina produzida pelo pâncreas, fazendo com que não haja controle das taxas de açúcar no sangue adequadamente.

Em Manaus, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, o número de diabéticos cadastrados em 2012 pelo Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensão e Diabéticos – Hiperdia, chega a 25 mil. Só este ano o programa já cadastrou 6,5 mil pessoas entre homens e mulheres.

Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 5,8% da população brasileira, a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2, o equivalente a 7,6 milhões de pessoas. Juntos, o diabetes tipo 1 e 2, atingem um total de 10 milhões de pessoas.

O que se torna mais grave em tudo isso é o desconhecimento a respeito da doença, que quando não tratada, pode levar a consequências graves. Mas não se engane em pensar que apenas os doces geram a diabetes, o perigo está presente nos carboidratos também.

Médicos de universidades da cidade de São Paulo fizeram pesquisas inéditas sobre a diabetes, apontando as principais causas e consequências da doença. Uma das pesquisas é sobre a gordura acumulada na barriga, responsável pelo desenvolvimento do diabetes tipo 2 e a segunda pesquisa é sobre o número de amputação de membro inferior, em decorrência da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário