terça-feira, 1 de maio de 2012

1º DE MAIO / DIA do TRABALHO


Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
 
O Blog Ideias Em Mente Diz: Hoje é um dia bastante comemorado, tem até um dia de folga! é uma pena que esse dia não se estenda a todos os que trabalham, pois no Brasil existem milhares de homens e mulheres que trabalham mas que não são reconhecidos como trabalhadores. Porque? São pessoas que não teem um diploma, um currículo pra apresentar, mas que ralam todos os dias pelo pão de cada-dia, e são esses homens e mulheres que trabalham na informalidade, ou seja, nos bastidores da sociedade que contribuem em muito para o desenvolvimento dessa nação.
Mando aqui os meus aplausos para todos os trabalhadores, e a minha crítica aos que elaboram projetos e aprovam leis: Voces como governantes, olhem com mais respeito para os que derramam suor pelo progresso desse país; os trabalhadores não estão precisando de história e discursos bonitos, precisam que seus Direitos de Cidadãos sejam Respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário