quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cerca de Mil Trabalhadores Cobram Solução para o Problema da Seca.


  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaSif58pXmBimJjNwX_dbNdSfjjayVUZxYOr9fxPExwD0d3QTS7LRJcooRKGvgyUVGyj68kuVdmIURT252Q546mMDBjvdpBbv7DTOd6qaRaukDzG1hi_irSJLAvjIClbWtvtBdwNiHg2qk/s400/seca3.jpg
Cerca de mil trabalhadores rurais de Mossoró e das regiões do Médio e Alto Oeste se reúnem hoje, 16, para a mobilização do 15º Grito da Terra do Rio Grande do Norte. A concentração será às 8h no Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura, no Alto da Conceição, saindo em caminhada pela avenida Alberto Maranhão até a Praça da Independência, conhecida como a Praça do Mercado.
Paralelo à manifestação em Mossoró será realizada uma ação semelhante em Natal. As atividades têm como objetivo chamar a atenção das autoridades para os problemas vivenciados pelas comunidades rurais, bem como pressionar o Governo do Estado para o cumprimento da pauta de reivindicações feitas pelos trabalhadores.
Conforme um dos diretores da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), José Maria Júnior, a pauta de reivindicações contempla especialmente questões relacionadas à solução de problemas de estiagem. Além disso, o documento contempla pedidos para as áreas de combate à pobreza rural, crédito fundiário, política agrícola, assistência técnica, habitação rural, entre outros.
"São pedidos para curto, médio e longo prazos", diz José Maria. No ofício encaminhado no último dia 7 à governadora Rosalba Ciarlini, os agricultores reivindicam em sua pauta emergencial o abastecimento de água, além da reestruturação e perfuração e instalação de novos poços e barragens.
O presidente do Sindicato da Lavoura, Francisco Elpídio, conta que os agricultores amargam a perda de 100% da colheita. "Não houve safra nenhuma. Nada do que se plantou, vingou", lamenta. Outra preocupação é com o rebanho que está morrendo de fome e de sede. "O pouco pasto que tem está chegando ao fim. Alguns criadores já estão comprando ração para alimentar os animais. Mas, ainda tem o problema da água. O rebanho ameaçado é mais um problema para os agricultores", justifica o pedido emergencial para a solução dos problemas de abastecimento.
Com relação à produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar, os trabalhadores pedem o retorno do Programa de Combate à Pobreza Rural; do Programa Compra Direta, cuja paralisação afetou mais de cinco mil famílias agricultoras, e do Programa do Leite.
Os agricultores requisitam também a liberação imediata de recursos para a regularização do funcionamento de todos os escritórios locais e regionais da Emater, ampliação do Idiarn e inauguração e funcionamento imediato da Central de Comercialização da Agricultura Familiar.
Outro ponto importante de pauta é a criação e funcionamento de Comitês Executivos Paritários pela Convivência com o Semiárido (estadual e municipais) compostos do governo e representações dos agricultores familiares, que realizem, em regime de cogestão e controle social, a implementação de todas as medidas solicitadas pelos agricultores e a formulação e implementação de uma política de convivência com o semiárido para o Rio Grande do Norte.
José Maria Júnior conta que hoje os representantes da Fetraf se reunirão em Natal com a governadora Rosalba Ciarlini para saber o posicionamento do Executivo quanto à pauta de reivindicações. Em Mossoró, haverá reunião semelhante com representantes do governo também sobre o mesmo tema.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário