terça-feira, 8 de maio de 2012

Bancos Começam a Diferenciar novo Rendimento da Poupança no Extrato.


           

Presidente diz que deixará dinheiro na poupança
Os bancos já começaram a oferecer aos clientes extratos de acordo com as novas regras da poupança. As instituições devem mostrar, separadamente, os rendimentos dos depósitos feitos antes e depois das novas regras, que passaram a valer no dia 4 de maio. O prazo para todos os bancos se adequarem é de 30 dias contados a partir da data da mudança.

No Bradesco, desde esta terça-feira (8) os clientes já podem visualizar o extrato com a diferenciação. De acordo com o banco, a partir de hoje todos os clientes já conseguem ver a mudança - os depósitos antigos estão nomeados como "Poupança fácil" e nos novos (feitos a partir do dia 4), como "Nova poupança MP 567".


A Caixa informou que os saldos de depósitos também já estão sendo apresentados no extrato e no saldo em dois blocos distintos,

"de forma a possibilitar ao cliente o acompanhamento dos depósitos feitos até 3 e maio separadamente daqueles efetuados a partir de 4 de maio". O banco esclarece que os saques serão preferencialmente dos depósitos novos, como estabelece o governo.

O Banco do Brasil informou que as alterações poderão ser vistas pelos clientes a partir desta quarta-feira (9).


"No Banco do Brasil, o cliente que realizou depósito a partir de 4 de maio, passa a ter duas variações de poupança. Assim, se ele possuia a variação 01, agora passa a ter a variação 51 também. E, ao solicitar um extrato, independentemente da variação escolhida, ele receberá num mesmo documento os extratos das duas variações da poupança", esclarece o banco.


O BB dá um exemplo: se o cliente possuía saldo de R$ 1.500 na poupança (variação 01) no dia 3 de maio e realizou depósito de R$ 500 no dia 7 (variação 51), o extrato apresentará a movimentação das duas contas de poupança separadamente, constando, inclusive, a forma como foi calculado cada rendimento.


O HSBC informou que o novo modelo de extrato e a terminologia que será usada para diferenciar os rendimentos da poupança estão em desenvolvimento. A instituição diz que a implementação será feita no prazo estipulado pela Medida Provisória 567 (que estabelece as novas regras)


A reportagem procurou e aguarda resposta do Itaú Unibancoe do Santander sobre o assunto.


De acordo com a MP 567, os demonstrativos de movimentação da conta de poupança devem evidenciar ao titular da conta, "de modo fácil, preciso e de fácil entendimento", os saldos segregados.

Um comentário:

  1. Muito útil esta informação.

    Procurei informações sobre os novos códigos de poupança no péssimo site do Banco do Brasil e não encontrei NADA, embora os tais códigos já apareçam no extrato. O atendimento telefônico do BB é precário, não funciona 24 horas, e deixa a gente na mão.

    Felizmente, aqui encontrei algum esclarecimento.

    Muito obrigado.

    Ronaldo

    ResponderExcluir